Prismáticas: as lentes que o ajudam a ter uma melhor postura
A dor, o desequilíbrio e as dificuldades de aprendizagem, são os “principais grupos de sintomas de origem propriocetiva”. Estes sintomas “devem ser avaliados por um especialista da área, que fará a personalização do tratamento e o encaminhamento necessário”.
Para a Shamir, estes sintomas, aliados ao “desequilíbrio, falta de mobilidade e dores nos membros e costas com regularidade”, levam à recomendação das “lentes prismáticas ativas”. Estas, são lentes para óculos, que “potenciam uma correção postural”.
Uma postura incorreta no dia-a-dia pode “causar diversos problemas de saúde”, mas a correção postural pode passar pelo “uso de lentes oftálmicas específicas”.
Apesar de ainda pouco conhecida, a Síndrome de Deficiência Postural (SDP) é uma “desregulação do sistema propriocetivo, por erros posturais frequentes”.
O tratamento desta Síndrome passa pela “utilização de lentes oftálmicas com prismas ativos. As lentes, também utilizadas pela Shamir, com prismas ativos, são desenvolvidas e trabalhadas no “sentido de atuar a nível cerebral”, e destinam-se a “corrigir o sistema propriocetivo, corrigindo o défice de perceção espacial e obrigando o sistema propriocetivo a normalizar o seu funcionamento, utilizando a via visual para chegar ao cérebro”.
Estas lentes não são “necessariamente graduadas pois não têm como objetivo corrigir a visão”.
A propriocepção foi descrita pela primeira vez em 1906 pelo fisiologista Sherrington como o sexto sentido, que define o estado do corpo e a relação dele com o espaço. Nos últimos anos tem-se assistido ao envolvimento de equipas multidisciplinares de diferentes áreas (fisiologistas, fisioterapeutas, dentistas, oftalmologistas, optometristas e ópticos).
Segundo um dos “maiores especialistas do país em oftalmoposturologia, o reconhecido médico oftalmologista Orlando Alves da Silva, que estudou e trabalha diariamente neste âmbito, a proprioceção é o sentido que informa o cérebro sobre o estado do nosso corpo”.
Desde 1977, Orlando Alves da Silva já tratou “mais de 30 mil casos de dislexia, vertigens e dores musculares, tendo desenvolvido um tratamento exclusivo que envolve além das lentes prismáticas ativas, uma reprogramação postural e uma correção posicional”.
3 Junho 2021
AtualidadeLentesVisão

