Portugal em destaque no panorama europeu da optometria e da ótica
Depois de uma ausência de 10 anos, Portugal integra novamente o Blue Book 2025 do ECOO (European Council of Optometry and Optics). Trata-se da principal referência da profissão de optometrista na Europa e esta edição conta com a colaboração das associações portuguesas UPOOP, APLO e ANO.
Lançado no dia 9 de outubro, no World Sight Day 2025, o Blue Book reúne dados de 27 países sobre formação, prática clínica e regulamentação, permitindo ter uma visão geral sobre a forma como estes dados se relacionam com os padrões globais. O relatório mapeia o papel dos profissionais da optometria e da ótica nos cuidados visuais na Europa. Portugal está no nível 2 de proficiência, ao lado de países como França, Itália ou Bélgica.
A edição deste ano do Blue Book salienta como principais tendências no continente europeu: A maior presença dos profissionais nos cuidados primários de saúde visual; Ênfase crescente na deteção precoce e na prevenção de condições visuais e oculares; Reconhecimento cada vez maior dos optometristas como prestadores de cuidados primários de saúde visual; e Inovação tecnológica a transformar a prática clínica e os serviços prestados.
Ao analisar tanto as práticas comuns como a diversidade nacional, o Blue Book 2025 providencia aos decisores políticos, educadores e profissionais informações essenciais para planear o futuro dos cuidados visuais na Europa.
“A inclusão de Portugal no Blue Book depois de um período de 10 anos de ausência é uma ótima notícia e motivo de enorme orgulho para a APLO. Voltamos a estar presentes no panorama europeu da optometria e da ótica, e a profissão em Portugal vai sem dúvida beneficiar da comparação com as práticas de outros países e das informações que vão ajudar a moldar o futuro da profissão”, salienta João Caetano, presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO).
Também a União Profissional dos Ópticos e Optometristas Portugueses (UPOOP) mostrou o seu contentamento, através de um comunciado no seu website: “Este resultado deve-se à estreita colaboração entre as três associações do setor em Portugal – UPOOP, APLO e ANO – e, após tantos anos de tentativas, Portugal faz parte desta importante ferramenta para os optometristas portugueses”.
24 Outubro 2025
Atualidade

