“Um forte mercado interno significa vantagem competitiva para uma feira”
A opti 2021, que terá lugar pela primeira vez em Estugarda, organizou em maio uma conferência de imprensa online, onde foram abordados vários tópicos de interesse relacionados com o evento que decorrerá entre os dias 8 e 10 de janeiro.
Como já é sabido, a opti ganha nova “casa” em 2021. E não será apenas no próximo ano! Também em 2023 e 2025 esta feira vai realizar-se no Messe Stuttgart. Em causa está o facto de a Fairground Munich, o local habitual, não ter capacidade para albergar duas feiras consecutivas, tendo em conta que a BAU – o principal certame mundial de arquitetura, materiais e sistemas – decorrerá dias antes. Esta questão foi abordada durante a conferência de imprensa e cuja conclusão assenta na premissa de que a opti expandirá ainda mais o seu potencial perante esta mudança de local.
Perante o ambiente global incerto, um forte mercado interno significa uma vantagem competitiva para uma feira – e cria ao mesmo tempo confiança para a indústria. Do total dos 96% visitantes da opti, 80% são da Alemanha, da Áustria ou da Suíça. Como resultado, a organização poderá esperar alguma estabilidade na percentagem dos visitantes. Contudo, tal como os desafios que todo o setor está a enfrentar, a opti terá que se adaptar a novas condições devido à crise provocada pelo novo coronavírus e à mudança de local em 2021. Mas a essência desta feira, a qualidade e o valor agregado dos expositores e visitantes permanecerão intactos. A estrutura e a confiabilidade por um lado, a atmosfera especial e as ofertas por outro, fazem da opti um “local de encontro entre amigos” para a indústria, tanto a nível nacional como internacionalmente. Mesmo que isso aconteça de forma diferente, como resultado da Covid-19.
Esta “reunião” em formato digital foi protagonizada por Josef May, presidente da SPECTARIS – German Industry Association for Optical, Medical and Mechatronic Technologies e.V.; Thomas Truckenbrod, presidente da Central Association of Opticians and Optometrists (ZVA); Nikolaj Schnoor, diretor comercial global da LINDBERG; Dieter Dohr, CEO da GHM – entidade responsável pela organização da feira; e Bettina Reiter, gestora de projeto na opti. Todos acreditam que atuamos num mercado estável, que rapidamente irá sobrepor os obstáculos provocados pelas medidas tomadas a propósito da pandemia.
Reportagem completa na ÓpticaPro 205.
1 Julho 2020
Eventos e Formação

