“A vontade de crescer leva qualquer pessoa longe”
A década de 90 marca o início daquela que seria uma bela história de amor. De Lisboa para Anadia, o negócio de duas gerações cresceu a partir da Ourivesaria e deu lugar à Óptica Almeida. Com o amor veio o sucesso, e com ele nasce a Opticalia AliÓpticas em 2011. A ÓpticaPro falou com Ana Paula Cardoso, responsável pela marca, que nos guia por entre alguns dos momentos que marcam o 25º Aniversário desta ótica.
Em 1996 nasce aquela que é atualmente a Opticalia AliÓpticas, mas qual foi a génese da vossa ligação com o setor ótico?
A ligação ao setor ótico provém da ligação familiar com o ramo, onde a ótica estava inserida na Ourivesaria. Foi a tomada de consciência da necessidade de separar os setores para o crescimento e desenvolvimento de ambos, que a 11 de junho de 1996 surge em Anadia, numa pequena loja de 1º. andar no Edifício S. Gabriel a “Óptica Almeida”. E, já lá vão 25 anos …
Já neste século a Óptica Almeida dá lugar à Opticalia AliÓpticas. Qual foi o motivo para esta mudança?
É notório que o ritmo da ótica acelerou drasticamente no decorrer de todos estes anos. A “lojinha” de 1º. andar começou a não ter área suficiente para a implementação de gabinete e aumento da área de exposição e atendimento. O nosso crescimento fez com que para além de mudarmos a nossa localização para uma zona mais central da cidade de Anadia, tivéssemos oportunidade de oferecer à população local, e não só, outro tipo de produtos e serviços, nomeadamente optometria.
Como nasceu a relação com a Opticalia? Porquê a região centro? Como vivem a vossa presença na zona centro do país?
A região centro é a nossa zona de residência. Dinamizar e fazer crescer a nossa terra torna-nos orgulhosos e desperta em nós vontade de fazer mais. A relação com a Opticalia nasceu em finais de 2016, quando fomos convidados pelo diretor geral, António Alves, a integrar a equipa. Na altura houve alguma hesitação uma vez que durante anos fomos adquirindo a nossa metodologia e, havia sempre o receio de “obrigatoriedade” de mudança, de alteração, ideia completamente errada afirmamos agora.
Nada alterou na relação de proximidade para com os nossos clientes, que sempre fizeram e farão parte da nossa “família” e, como alteração registam-se apenas fatores positivos no que diz respeito a uma maior oferta de produtos para qualquer escalão etário, o acesso a produtos de qualidade /moda com valor mais reduzido e, formação constante para as equipas, o que nos permite um atendimento cada vez mais personalizado.
Leia a entrevista na íntegra na ÓpticaPro 221.
15 Novembro 2021
Entrevistas