“A vontade de crescer leva qualquer pessoa longe”

Imagem da notícia: “A vontade de crescer leva qualquer pessoa longe”

A década de 90 marca o início daquela que seria uma bela história de amor. De Lisboa para Anadia, o negócio de duas gerações cresceu a partir da Ourivesaria e deu lugar à Óptica Almeida. Com o amor veio o sucesso, e com ele nasce a Opticalia AliÓpticas em 2011. A ÓpticaPro falou com Ana Paula Cardoso, responsável pela marca, que nos guia por entre alguns dos momentos que marcam o 25º Aniversário desta ótica.

Em 1996 nasce aquela que é atualmente a Opticalia AliÓpticas, mas qual foi a génese da vossa ligação com o setor ótico?

A ligação ao setor ótico provém da ligação familiar com o ramo, onde a ótica estava inserida na Ourivesaria. Foi a tomada de consciência da necessidade de separar os setores para o crescimento e desenvolvimento de ambos, que a 11 de junho de 1996 surge em Anadia, numa pequena loja de 1º. andar no Edifício S. Gabriel a “Óptica Almeida”. E, já lá vão 25 anos …

Já neste século a Óptica Almeida dá lugar à Opticalia AliÓpticas. Qual foi o motivo para esta mudança? 

É notório que o ritmo da ótica acelerou drasticamente no decorrer de todos estes anos. A “lojinha” de 1º. andar começou a não ter área suficiente para a implementação de gabinete e aumento da área de exposição e atendimento. O nosso crescimento fez com que para além de mudarmos a nossa localização para uma zona mais central da cidade de Anadia, tivéssemos oportunidade de oferecer à população local, e não só, outro tipo de produtos e serviços, nomeadamente optometria.

Como nasceu a relação com a Opticalia? Porquê a região centro? Como vivem a vossa presença na zona centro do país?

A região centro é a nossa zona de residência. Dinamizar e fazer crescer a nossa terra torna-nos orgulhosos e desperta em nós vontade de fazer mais. A relação com a Opticalia nasceu em finais de 2016, quando fomos convidados pelo diretor geral, António Alves, a integrar a equipa. Na altura houve alguma hesitação uma vez que durante anos fomos adquirindo a nossa metodologia e, havia sempre o receio de “obrigatoriedade” de mudança, de alteração, ideia completamente errada afirmamos agora.

Nada alterou na relação de proximidade para com os nossos clientes, que sempre fizeram e farão parte da nossa “família” e, como alteração registam-se apenas fatores positivos no que diz respeito a uma maior oferta de produtos para qualquer escalão etário, o acesso a produtos de qualidade /moda com valor mais reduzido e, formação constante para as equipas, o que nos permite um atendimento cada vez mais personalizado.

Leia a entrevista na íntegra na ÓpticaPro 221.

15 Novembro 2021
Entrevistas

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble

Notícias relacionadas

“Somos muito gratos aos nossos pais pelo que construíram com tanta paixão”

Após uma ligação de vários anos com o Institutoptico, a Ofetal (cadeia de óticas de Oeiras) decidiu criar uma parceria com a concorrente Optivisão. Quatro anos após uma entrevista com os filhos dos fundadores da empresa - Raquel Cotovio e Ana e André Dominguez - quisemos saber quais os motivos da mudança e os projetos de futuro de uma empresa onde as raízes e valores familiares estão sempre presentes.

Ler mais 25 Novembro 2021
Entrevistas

“A UDM é, na verdade, um projeto que cresceu connosco”

A marca italiana Unique Design Milan, fundada por dois amigos durante o período universitário, está em processo de internacionalização. Com a representação em Portugal a cargo de Mario Torre e Rui Lopez, a sua presença no mercado português está a crescer de forma sustentada, de acordo com a sua premissa de qualidade superior, produtos feitos exclusivamente à mão. A ÓpticaPro aproveitou a primeira visita dos dois criadores da UDM a Lisboa – Stefano Romanelli e Mattia Colleoni, para perceber os seus objetivos de expansão da marca.

Ler mais 17 Novembro 2021
Entrevistas

“A Prooptica atua de olhos postos no futuro”

Numa altura em que a Prooptica comemora 28 anos de existência Luís Justino, administrador da empresa, desvenda em entrevista os segredos do sucesso, as dificuldades vividas e as oportunidades que a pandemia de Covid-19 trouxeram. Para o futuro, o administrador imagina uma empresa fascinada pela internacionalização e pelo desenvolvimento sustentado, com o mesmo objetivo de sempre: garantir a satisfação plena de todos os parceiros.

Ler mais 3 Setembro 2021
Entrevistas