“Procuramos estar na vanguarda da evolução”

Imagem da notícia: “Procuramos estar na vanguarda da evolução”

José e Abel Costa abriram-nos as portas da sua ótica em Braga no rescaldo de uma remodelação total. Pai e filho falaram com a ÓpticaPro sobre o negócio familiar, sobre as parcerias que mantêm e os desejos para o futuro, destacando a aquisição de um novo equipamento da Essilor.

Abel, quando é que decidiu juntar-se ao seu pai e continuar o legado familiar na ótica? 

AC: Eu comecei por estudar Turismo no Porto e fazia part-time na ótica dos meus pais. Ajudava em algumas tarefas da oficina e no que fosse necessário, mas com o tempo achei que devia decidir entre o turismo e a ótica. Assumi então a 100% as minhas funções na ótica, passando a fazer a gestão e a aprender com o meu pai.  

JC: É muito bom ter cá o meu filho a dar continuidade ao meu trabalho, mas, na verdade, não lhe facilito a tarefa (risos). Recomendo-o a ir a colóquios, a feiras, a conhecer o mercado… 

AC: Aproveitamos muito as feiras para ir beber a evolução do setor, conhecer as tendências… O nosso mercado é muito agressivo e nós temos de estar preparados para ele e atualizados. Temos de acompanhar a evolução.  

Falando nessa evolução do setor… Como a veem e como têm correspondido à mesma? 

AC: A evolução é uma coisa natural, que tem de ser encarada de forma positiva. Como disse, procuramos estar na vanguarda dessa mesma evolução, seja a nível de equipamentos, seja a nível de produtos. Não é por acaso que recentemente adquirimos a nova biseladora da Essilor. Estamos atentos à parte ecológica e de sustentabilidade do setor e foi nesse sentido que quisemos ter este equipamento, que nos permite poupar água, poupar tempo de trabalho e facilitar processos. 

Há quanto tempo são parceiros da Essilor? 

AC: Somos parceiros desde o início. O meu pai sempre teve ligação à marca, mesmo quando ela ainda não existia em Portugal. Como são excelentes parceiros continuamos a adquirir os produtos e equipamentos deles. A aquisição da nova biseladora surge porque questionámos o comercial da Essilor, com quem temos uma excelente relação, para saber se haveria algum lançamento para breve. E, na verdade, o lançamento das novas biseladoras coincidiu com a nossa reabertura após a remodelação, por isso, foi um dois em um. A nossa ideia é evoluir e vemos essa mesma evolução na Essilor, que é um parceiro de excelência para nós.  

Que fatores tiveram em conta para adquirir a nova biseladora da marca? 

AC: Graças ao seu design compacto, facilidade de utilização, estética simples e requintada, esta nova gama de biseladoras permite-nos poupar tempo e espaço. Além disso, contribui para uma diferenciação e personalização nos pedidos dos clientes, já que permite demonstrar previamente como vai ficar o trabalho final. Outro fator, que referi anteriormente, é a questão da poupança de água e da aposta na sustentabilidade, pontos cada vez mais importates na nossa área de atividade e não só.  

Leia a entrevista completa na ÓpticaPro 249.

4 Abril 2024
Entrevistas

PUBLICIDADE
Registe-se na OPÓTICA - Oporto Optical Summit 2024
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb
PUBLICIDADE
Oporto Optics Summit 2024

Notícias relacionadas

“Projetamos neste espaço toda a nossa ambição”

Muito mais do que o lugar de trabalho, partilhamos um conceito de vida empresarial alinhado com a diversidade, equidade, inclusão (DEI) e economia circular. Rui Motty, CEO da empresa, falou com a ÓpticaPro em exclusivo para “mostrar ao mundo a visão de 360º” da Optocentro 2050.

Ler mais 21 Março 2024
Entrevistas

“A ótica é uma paixão”

A família Costa abriu-nos as portas da sua ótica em Braga no rescaldo de uma remodelação total. Em conversa com a ÓpticaPro, pai e filho desvendam a história do Oculista do Rechicho, as parcerias que mantêm e os desejos para o futuro.

Ler mais 20 Fevereiro 2024
Entrevistas