Covid-19: Optometristas têm que suspender atividade

Imagem da notícia: Covid-19: Optometristas têm que suspender atividade

A prática clínica do optometrista não está incluída nos serviços essenciais no contexto da pandemia de Covid-19 e por isso deve suspender a sua atividade, assim como ocorre com outras profissões de saúde, de que é exemplo a medicina dentária. De salientar que os dentistas podem abrir exceção em situações de urgência.

De acordo com comunicado da APLO, esta suspensão decorre da necessidade imperiosa e vital de conter a propagação e contágio viral, no dever de proteção de todos. No entanto, os optometristas devem suspender a atividade optométrica com o cuidado de disponibilizar de forma visível e pública contactos profissionais eletrónicos para esclarecimento, ajuda ou apoio que seja necessário por parte dos utentes.

Acrescentam que, “respondendo a alguns pedidos de clarificação, indica-se que a atividade comercial a retalho denominada como oculista está incluída nas atividades de bens essenciais e primeira necessidade, assim como a prestação de serviços desta atividade como é o caso da montagem, ajuste e venda de armações e lentes oftálmicas, conforme art.º 8, art.º 9 do Decreto 2-A/2020. É uma atividade fora do âmbito e objetivo da APLO e da atividade profissional dos optometristas, pelo que quaisquer esclarecimentos ou recomendações sobre a mesma devem ser obtidos junto das autoridades e organizações próprias”.

23 Março 2020
Visão

PUBLICIDADE
Silmo Paris 2020

Notícias relacionadas

ANO lança campanha “Pode confiar, até de olhos fechados”

O objetivo desta campanha, que arranca hoje em televisão e rádio, é sensibilizar os consumidores para as normas de higiene e segurança respeitadas pelas óticas associadas da Associação Nacional dos Ópticos (ANO). Pedro Ribeiro é o embaixador desta iniciativa.

Ler mais 29 Junho 2020
AtualidadeVisão

IA melhora precisão do exame optométrico

O exame optométrico clássico pode estar prestes a receber uma atualização. Investigadores desenvolveram um teste de visão online – alimentado por inteligência artificial (IA) – que produz diagnósticos muito mais precisos do que a Escala de Snellen. Se aperfeiçoado, o teste também pode ajudar pacientes a acompanhar a sua visão a partir de casa.

Ler mais 28 Junho 2020
AtualidadeVisão