APLO indignada com “pressões” dos oftalmologistas

Imagem da notícia: APLO indignada com “pressões” dos oftalmologistas

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), que representa mais de 1.200 optometristas, está indignada com as pressões que estão a ser conduzidas pela Associação COESO que será formalmente apresentada hoje no 62º Congresso da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), para o afastamento dos optometristas dos cuidados de saúde em Portugal.

A APLO esclarece, em resposta às acusações proferidas, que “a Direção-Geral do Ensino Superior classifica os planos de estudos universitários de optometria exatamente na área da saúde e que os mesmos estão acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. A sua formação é feita na mesma Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade da Beira Interior e com a cooperação da Escola de Medicina da Universidade do Minho que formam médicos deste país. A APLO é constituída exclusivamente por licenciados de optometria, sendo que mais de 80% possuem doutoramento, mestrado (5 anos) ou licenciatura (4 anos e meio) com estágio profissional incluído, como mínimo, à semelhança de esmagadora maioria dos países europeus e mais avançados no mundo”.

Raúl de Sousa, presidente da APLO, acrescenta que “os optometristas são especialista da visão e esta designação nunca foi um termo usado exclusivamente por médicos. Aliás, a sua formação específica em erros refrativos e síndromes de visão binocular é substancialmente mais profunda e completa. A profissão de optometrista é uma das profissões mais valorizadas no mundo e existe há mais de 200 anos. É falso e calunioso dizer que somos uma ameaça à saúde ocular dos portugueses, quando, na verdade, a existência dos optometristas é defendida pela Organização Mundial de Saúde e pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira como uma solução para resolver o problema crónico na lista de espera de oftalmologia e para melhorar o acesso de todos os portugueses aos cuidados necessários para a saúde da visão”.

5 Dezembro 2019
Visão

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas

Zeiss abre primeiro Centro de Visão em Espanha

Um novo modelo de negócio baseado num conceito óptico inovador e diferente resultante da colaboração entre ZEISS, o especialista em óptica de precisão e profissionais de visão, óptico-optometristas, ópticos independentes e proprietários de empresas.

Ler mais 8 Outubro 2021
AtualidadeVisão

MultiOpticas oferece “Cheques Visão” a crianças por todo o país

A MultiOpticas está a promover uma ação de solidariedade a nível nacional, oferecendo “Cheques Visão”, a mais de 1000 crianças, por todo o país. No Mês da Visão (outubro), a marca pretende destacar a importância da visão para o sucesso escolar. Dolores Aveiro, embaixadora da marca, esteve presente no arranque da ação que teve lugar na Madeira.

Ler mais 1 Outubro 2021
AtualidadeGrupos de óticaVisão

MultiOpticas assinala Dia Mundial da Literacia no Sabugal

A Iniciativa “Ver bem para aprender melhor" realiza-se na freguesia do Casteleiro, Sabugal (Beira Alta), com oferta de rastreios visuais, óculos graduados à população com maiores dificuldades socioeconómicas e livros pedagógicos para ensinar a ler e a escrever.

Ler mais 8 Setembro 2021
AtualidadeEventos e formaçãoVisão