Café protege células da retina?

Imagem da notícia: Café protege células da retina?

O consumo de cafeína, em doses equivalentes a dois/três cafés por dia, protege as células da retina, conclui um estudo realizado por investigadores das Universidades de Coimbra (UC) e de Bona (Alemanha), abrindo caminho para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para o tratamento de doenças da visão associadas a episódios isquémicos como a retinopatia diabética e glaucoma, duas das principais causas de cegueira a nível mundial.

Liderado por Ana Raquel Santiago, investigadora no laboratório Retinal Dysfunction and Neuroinflammation da Faculdade Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), o estudo, que já se encontra publicado na Cell Death and Disease, foi realizado em modelos animais (ratos) e desenvolvido em duas fases. Primeiro foram avaliados os efeitos da cafeína nas células da microglia, células imunitárias que funcionam como os macrófagos da retina, mas que em situação de isquemia libertam substâncias nocivas que contribuem para o processo degenerativo.

Para tal, os ratos começaram por consumir cafeína durante duas semanas ininterruptamente, tendo sido posteriormente sujeitos a um período transitório de isquemia ocular. Após recuperação, voltaram a beber cafeína. As diversas análises efetuadas em dois períodos temporais, 24 horas e 7 dias, mostraram que a cafeína controla a reatividade das células da microglia de forma a conferir proteção à retina, quando comparado com animais que bebiam água (animais controlo). Curiosamente, “nas primeiras 24 horas assistiu-se a uma ativação exacerbada das células da microglia, indicando que, de alguma forma, a cafeína estava a promover um ambiente pró-inflamatório para depois garantir proteção e travar a progressão da doença”, afirma a investigadora.

18 Janeiro 2018
Visão

PUBLICIDADE
OPTI
PUBLICIDADE
MIDO
PUBLICIDADE
Bausch

Notícias relacionadas

MultiOpticas: Dolores Aveiro e Fernando Daniel assinalam mês da visão

No Mês da Visão, a MultiOpticas sensibiliza para a importância da saúde visual e para a sua prevenção junto dos mais jovens. Dolores Aveiro e Fernando Daniel inspiram jovens da Academia do Johnson com o objetivo de aliar a importância da visão ao desenvolvimento físico e social das crianças.

Ler mais 13 Outubro 2023
Visão

Dia Mundial da Visão alerta para os problemas oculares no trabalho

A Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1998, celebra o Dia Mundial da Visão, que tem como objetivo chamar a atenção para os problemas da visão, como a cegueira e a deficiência visual. Este ano, o Dia Mundial da Visão, celebra-se hoje, 12 de outubro, sob o lema “Love Your Eyes at Work”.

Ler mais 12 Outubro 2023
Visão

Shamir assinala Dia Mundial da Visão com rastreios visuais gratuitos

A Shamir vai assinalar o Dia Mundial da Visão, efeméride que se celebra amanhã, 12 de outubro, com rastreios visuais gratuitos. A ação, que irá decorrer no Pólo Universitário da Asprela, Porto, entre as 10h00 e as 17h00, tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância da saúde visual, através da partilha de boas práticas e hábitos essenciais.

Ler mais 11 Outubro 2023
Visão