Procuram-se peças para o Núcleo Museológico de Óptica e Optometria!

A inauguração do Núcleo Museológico de Óptica e Optometria (NMOO) terá lugar a 22 de maio no Campus do Lumiar, ISEC, em Lisboa, e será seguida por uma conferência proferida por Helder Bértolo, intitulada “Nascemos a Ver ou Aprendemos a Ver?”.
Segundo Helder Bértolo, “a génese da criação do NMOO no Campus do Lumiar deve-se à proposta do colega António Bravo, que foi imediatamente aceite. O António não se limitou a fazer a proposta, doou gentilmente alguns equipamentos e materiais que constituíram o núcleo inicial do NMOO”.
Neste sentido, e dada a larga experiência profissional e os contactos privilegiados que todos possuem, “venho solicitar novamente a todos, os que já me disseram que têm peças reservadas para trazer, e os que ainda não se manifestaram, que contribuam com peças, equipamentos, materiais, que, devido aos avanços tecnológicos e científicos, se tenham tornado obsoletos para a prática diária, mas que possam constituir um retrato da evolução da ótica e da optometria. Tenho a certeza de que, com a contribuição de todos, poderemos construir um espaço de referência não apenas para a comunidade da ótica e da optometria, mas também para o público em geral, em que uns recordaram, certamente com um sorriso, a forma como se trabalhava quando, há muitos anos, iniciaram a profissão e outros, os mais novos, fiquem com uma perspetiva concreta de como evolui uma profissão e as suas técnicas e instrumentos ao longo do tempo”.
Neste momento, é urgente que as peças cheguem o mais depressa ao ISEC para catalogação, planeamento da exposição, realização de catálogos, etiquetas e sinalética, aquisição de vitrinas, etc.. “Estendo este pedido não apenas aos alunos e profissionais (técnicos de ótica ocular e optometristas), mas igualmente aos representantes de marcas e comerciais que sei que têm materiais armazenados sem qualquer tipo de utilização e que fariam todo o sentido no Museu. A data limite para trazerem as peças para o ISEC é o próximo dia 30 de abril”, salientou Helder Bértolo.
As áreas principais do NMOO serão:
– Materiais e Equipamentos de Gabinete
· Forópteros [Conseguimos adquirir o primeiro construído no mundo, cuja patente foi registada em 1909]
· Tonómetros
· Paquímetros
· Refratómetros de coincidência [Já nos foi doado um]
· Queratómetros
· Esquiascópios
· Oftalmoscópios
· Estereoscópios [Já tivemos uma doação de um de 1904]
· Testes de acuidade visual, contraste, alterações binoculares, baixa visão
· Bancadas de prova de lentes de contacto
· Etc.
– Materiais e Equipamentos de Oficina
· Biseladoras [Já temos algumas doações]
· Moldes de lentes
· Lentes de vários tipos: minerais, orgânicas, esféricas, tóricas, etc.
· Filtros
· Lentes fotocromáticas, de preferência com kits de demonstração
· Ferramentas
· Frontofocómetros
· Etc.
– Materiais e Equipamentos de Loja
· Armações: massa, metal, etc.
· Binóculos
· Binóculos de Ópera
· Telescópios
· Lupas
· Microscópios
· Higrómetros
· Barómetros
· Material fotográfico
· Etc.
– Núcleo de fotografia
· Máquinas fotográficas
· «Pin holes»
· Fotografias antigas sobre ótica
· Material fotográfico diverso
· Etc.
– Núcleo Bibliográfico
· Livros antigos sobre ótica, por exemplo com exercícios
· Manuais de equipamentos
· Catálogos antigos, etc.
22 Abril 2015
Atualidade