Exercício físico pode aliviar sintomas de olho seco e comichão

Imagem da notícia: Exercício físico pode aliviar sintomas de olho seco e comichão

Um estudo recentemente publicado na revista Experimental Eye Research demonstra que há um aumento significativo na secreção lacrimal e na estabilidade do filme lacrimal após a realização de exercícios aeróbicos.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Waterloo revela que o exercício físico pode ser uma solução para aliviar o olho seco e a comichão. De acordo com o estudo, intitulado “Differential effect of maximal incremental treadmill exercise on tear secretion and tear film stability in athletes and non-athletes”, verifica-se um aumento significativo na secreção lacrimal e na estabilidade do filme lacrimal após a realização de exercícios aeróbicos.

Sempre que piscamos os olhos, estes ficam cobertos de filme lacrimal – um revestimento protetor essencial necessário para manter a função ocular saudável. O filme lacrimal saudável compreende três camadas – óleo, água e mucina – que trabalham juntas para hidratar a superfície ocular e proteger contra irritantes causadores de infeções como a poeira. Quando qualquer parte do filme lacrimal se torna instável, a superfície ocular pode desenvolver manchas secas, causando sintomas oculares como comichão, secura ou sensação de ardor e vermelhidão.

“Com grande parte de nossa atividade ligada ao uso de ecrãs, os sintomas de olho seco estão-se a tornar cada vez mais comuns”, afirma Heinz Otchere, doutorando em ciências da visão em Waterloo. “Em vez de ter que usar colírios ou outros tratamentos alternativos, o nosso estudo teve como objetivo determinar se permanecer fisicamente ativo pode ser uma medida preventiva eficaz contra o ressecamento ocular”.

Deste estudo fizeram parte 52 participantes, divididos em dois grupos – atletas e não atletas – que participaram em sessões de exercícios. Os participantes do grupo de atletas praticavam exercício pelo menos cinco vezes por semana, enquanto os ‘não atletas’ praticavam exercício não mais do que uma vez por semana.

Os investigadores, que incluíram especialistas da Universidade de Cape Coast, no Gana, realizaram exames visuais antes e cinco minutos após cada sessão de exercício, onde a secreção lacrimal e o tempo de rutura da lágrima foram avaliados.

Enquanto os participantes do grupo de atletas mostraram o maior aumento, Heinz Otchere diz que todos os participantes experimentaram um aumento significativo na quantidade de lágrimas e na estabilidade do filme lacrimal após a sessão de exercícios.

“Pode ser um desafio para as pessoas praticarem exercício físico regularmente quando se trabalha cada vez mais horas em frente de ecrãs. No entanto, as nossas descobertas mostram que a atividade física pode ser realmente importante não apenas para nosso bem-estar geral, mas também para nossa saúde ocular”.

Fonte: https://doi.org/10.1016/j.exer.2021.108865

12 Maio 2022
AtualidadeVisão

PUBLICIDADE
Oporto Optics Summit 2024
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na ÓpticaPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março 2024
Atualidade

Parabéns Carlos

Em dia aniversário, desafiámos o Carlos, account manager na ÓpticaPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 12 Março 2024
Atualidade