Córnea sintética ajuda cego a voltar a ver

Imagem da notícia: Córnea sintética ajuda cego a voltar a ver

Um homem de 78 anos estava dado como legalmente cego e recuperou a visão, sendo capaz de reconhecer familiares e ver números num quadro. O feito só foi possível devido ao implante da córnea sintética desenvolvida pela CorNeat que pode ser colocado diretamente no olho para substituir córneas danificadas, sem necessidade de tecido humano.

Segundo o portal Exame Informática, “a solução de implantes de córneas artificiais já existe e está disponível para pacientes que tenham este órgão danificado devido a lesões ou doenças. No entanto, dada a complexidade do processo cirúrgico, é visto como último recurso para quando o transplante de córneas ou de implantes de anéis não funciona”.

A proposta da CorNeat simplifica todo o processo, com um mínimo de pontos e cortes necessários. O material usado permite “estimular a proliferação celular, conduzindo a uma progressiva integração do tecido”, detalha a CorNeat.

Saiba mais aqui.

26 Janeiro 2021
Visão

PUBLICIDADE
Bausch Lomb

Notícias relacionadas

UMinho apela à participação em estudo sobre progressão da miopia

No âmbito de um projeto de investigação, inserido no Programa Doutoral em Optometria e Ciências da Visão da Universidade do Minho, foi desenvolvido um inquérito que visa conhecer a perceção e a aplicação das diferentes técnicas para controlo da progressão da miopia por parte dos profissionais dos cuidados da saúde visual.

Ler mais 9 Maio 2022
AtualidadeVisão

Já ouviu falar da MELLER?

A MELLER, que nasceu de forma digital e é hoje “uma das melhores marcas de óculos de sol existente nas redes sociais”, prepara-se para lançar uma linha de prescrição. A MELLER Specs estará apenas disponível nas óticas.

Ler mais 26 Abril 2022
AtualidadeLentesÓculosVisão