“Os equipamentos tecnológicos afetam negativamente a visão das crianças”

Imagem da notícia: “Os equipamentos tecnológicos afetam negativamente a visão das crianças”

Com uma equipa de quatro profissionais na área da saúde da visão, a Kids & Teens, em Lisboa, concentra diversas outras especialidades dirigidas aos mais novos. Para Gracinda Alves, ortoptista que trabalha nesta clínica liderada pela médica dentista Sofia Arantes e Oliveira, “a utilização dos equipamentos tecnológicos, como telemóveis ou tablets, afeta negativamente a visão das crianças pela atitude dos pais, que os deixam usar desde muito novos”.

Acredita que a cada vez maior utilização de aparelhos tecnológicos afeta gravemente a saúde visual?

Gracinda Alves: A utilização dos equipamentos tecnológicos, como telemóveis ou tablets, afeta negativamente a visão das crianças pela atitude dos pais, que os deixam usar desde muito novos. Há estudos que indicam que esses hábitos levam a alguma miopização. Uma criança que não teria à partida problemas de visão, pode eventualmente vir a ter uma miopia de meia dioptria ou talvez uma dioptria. Mas isso é daquelas situações extremas, crianças a olhar para um ponto muito perto. Mas, neste momento, os tablets e telemóveis, em situações de ambliopia, em que tapamos um olho à criança para estimular o outro, são um dos gadgets que utilizamos para estimularem a visão, coisa que eles acham muita piada. Para eles, é uma estratégia deliciosa. 

Que tipo de conselhos costuma dar aos pais?

GA: Vigiar a visão das crianças e antes da escola fazerem realmente uma visita ao oftalmologista e, se necessário, fazerem uma avaliação de ortóptica para saber se a visão binocular está em condições. Normalmente, as pessoas estão habituadas a ouvir falar em olhos e ver bem, mas não é só isso. Necessitamos de ver bem, que os dois olhos estejam alinhados para que a imagem que recebem chegue ao cérebro como uma, para que exista aquilo que se fala muito que é a visão a 3D, algo que só se consegue se os dois olhos estiverem a trabalhar em conjunto. Os olhos têm movimento, realizado por músculos, e, quando estamos a ler, esses músculos vão obrigar a fazer a convergência para a leitura. Quanto mais tempo estiverem numa posição de convergência, mais se cansam, tal e qual como se estivermos muito tempo em pé.

Entrevista completa na ÓpticaPro 201.

6 Fevereiro 2020
Entrevistas

PUBLICIDADE
Registe-se na OPÓTICA - Oporto Optical Summit 2024
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb
PUBLICIDADE
Oporto Optics Summit 2024

Notícias relacionadas

“Procuramos estar na vanguarda da evolução”

José e Abel Costa abriram-nos as portas da sua ótica em Braga no rescaldo de uma remodelação total. Pai e filho falaram com a ÓpticaPro sobre o negócio familiar, sobre as parcerias que mantêm e os desejos para o futuro, destacando a aquisição de um novo equipamento da Essilor.

Ler mais 4 Abril 2024
Entrevistas

“Projetamos neste espaço toda a nossa ambição”

Muito mais do que o lugar de trabalho, partilhamos um conceito de vida empresarial alinhado com a diversidade, equidade, inclusão (DEI) e economia circular. Rui Motty, CEO da empresa, falou com a ÓpticaPro em exclusivo para “mostrar ao mundo a visão de 360º” da Optocentro 2050.

Ler mais 21 Março 2024
Entrevistas