Luz azul dos dispositivos digitais prejudica sono

Imagem da notícia: Luz azul dos dispositivos digitais prejudica sono

“A luz azul emitida pelos dispositivos eletrónicos aumenta os problemas relacionados com o sono ao inibir a produção de melatonina”, indicou um estudo publicado na revista Ophthalmic & Physiological Optics.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, recrutou 22 indivíduos, com idades entre os 17 e os 42 anos, e pediu-lhes que usassem óculos de bloqueio de ondas de comprimento curto, três horas antes de dormirem, durante duas semanas. Esses óculos anulavam os efeitos nefastos da luz azul artificial dos aparelhos. Os indivíduos usaram igualmente monitores de atividade do sono e foi-lhes pedido que mantivessem as suas rotinas normais durante o dia e noite, nomeadamente na utilização dos gadgets.

No final do estudo, os cientistas verificaram nos participantes um aumento de 58% nos níveis noturnos de melatonina, a hormona que regula e induz o sono. O aumento verificado foi ainda maior do que o oferecido pelos suplementos farmacológicos compostos por melatonina. Os participantes relataram também que tinham adormecido com mais rapidez e com menos interrupções. Em média, a duração do sono aumentou cerca de 24 minutos por noite por voluntário.

De acordo com o portal Sapo Lifestyle, “é importante destacar que a luz azul à noite realmente diminui a qualidade do sono. O sono é muito importante para a regeneração de muitas funções do nosso organismo”, comentou Lisa Ostrin, principal autora da investigação.

Saiba mais aqui.

28 Fevereiro 2018
Visão

PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

Rastreios realizados pela Shamir revelam falta de correção visual

No âmbito do Dia Mundial da Visão, a Shamir Optical Portugal realizou um rastreio visual na zona do Porto. A amostra foi de, aproximadamente, quatro dezenas de pessoas e demonstrou que mais de metade dos inquiridos utiliza óculos, indicando uma prevalência significativa de correção visual na população.

Ler mais 5 Janeiro 2024
Visão

CV lançam linha exclusiva de líquidos de manutenção

A pensar na saúde ocular dos seus clientes, os Conselheiros da Visão (CV) lançaram, no passado mês de novembro, a sua gama exclusiva de líquidos de manutenção, compatível com todos os usuários de lentes de contacto, aumentando assim a oferta aos seus clientes no que toca a produtos de contactologia.

Ler mais 5 Dezembro 2023
Grupos de óticaVisão

MultiOpticas: Dolores Aveiro e Fernando Daniel assinalam mês da visão

No Mês da Visão, a MultiOpticas sensibiliza para a importância da saúde visual e para a sua prevenção junto dos mais jovens. Dolores Aveiro e Fernando Daniel inspiram jovens da Academia do Johnson com o objetivo de aliar a importância da visão ao desenvolvimento físico e social das crianças.

Ler mais 13 Outubro 2023
Visão