“Escutar os clientes é o
segredo do nosso sucesso”


ÓpticaPro: Porquê a aposta do Grupo Auchan na área da óptica?

Gonçalo Gandra: Procuramos activamente responder às necessidades dos clientes. A óptica foi mais um passo nessa direcção. Nos vários estudos que realizámos, os nossos consumidores mencionaram que gostariam de ter ópticas no Jumbo. Era nossa obrigação satisfazer este desejo.

 

OP: Nesse sentido, qual a estratégia definida para implantar a Óptica Jumbo?

GG: A filosofia da marca está em plena sintonia com a estratégia global definida para todas as áreas de negócio do grupo. Trata-se de melhorar, dia após dia, a qualidade de vida dos nossos clientes.


OP: E como conseguem atingir esse objectivo ?

GG: Disponibilizando as melhores marcas ao melhor preço do mercado. Além disso, temos serviços permanentes de optometria realizados por profissionais licenciados. Desta forma, democratizamos o acesso aos melhores produtos, mantendo toda a liberdade de escolha e garantindo a qualidade dos produtos e serviços comercializados.

 

OP: Dispõem de seis ópticas em funcionamento. Pretendem cobrir todas as lojas do grupo em Portugal?

GG: O que posso assegurar neste momento é que continuaremos sempre a alargar a presença da Óptica Jumbo.

 

OP: Após estes dois anos de actividade, como define a aceitação dos consumidores?

GG: Os nossos clientes têm revelado desde o início uma aceitação muito entusiástica à incorporação da Óptica Jumbo nas suas vidas. Diria mesmo que, face aos resultados obtidos, os consumidores estavam “desejosos” que um conceito como a Óptica Jumbo surgisse no mercado português. É claro que este sucesso está também alicerçado num capital humano de qualidade, como as nossas equipas de optometristas e vendedores. Como mencionei no inicio, a decisão de lançar a Óptica Jumbo baseou-se no simples acto de “escutar os clientes”. E quando se “escuta os clientes” e se incorpora nas decisões estratégicas o que eles dizem, normalmente, acertamos no caminho que traçamos e atingimos o sucesso.

 

OP: Possuem projectos com as características da Óptica Jumbo noutros países?

GG: Sim, o Grupo Auchan tem ópticas em França e em Itália., já há vários anos, embora com características ligeiramente diferentes.

 

OP: Reserva alguma alteração em termos estratégicos para a conquista de novos mercados?

GG: Mantemos sempre uma atitude aberta para novas oportunidades de negócio.Enquanto responsável pela Óptica Jumbo, equaciono permanentemente outros pontos de negócio e novos mercados, que se concretizarão à medida que sentirmos que é isso que os nossos clientes esperam de nós. Ou seja, a cultura que se vive no Grupo Auchan assenta numa abertura total para se encontrarem soluções de retalho relevantes para a vida dos nossos consumidores.Adoptaremos sempre as decisões que melhor cumpram esse propósito.

 

 

8 Outubro 2010
Entrevistas

PUBLICIDADE
Bausch+Lomb
PUBLICIDADE
MIDO
Ler edições anteriores

Notícias relacionadas

António Alves: “A ótica é a minha vida”

Com mais de três décadas dedicadas ao setor, António Alves fala da ótica com a mesma paixão de quem começa todos os dias de novo. Para o líder da Opticalia em Portugal, marca que já conquistou notoriedade superior a 70% e soma mais de 260 lojas, o desafio é claro: “continuar a criar emoção e confiança em cada olhar”.

Ler mais 3 Outubro 2025
Entrevistas

“O princípio base é o da continuidade”

Foi a 4 de junho que a Assembleia Geral da Associação Nacional dos Ópticos (ANO) se reuniu para a votação do Relatório de Actividades e Contas 2024 e para a eleição de novos órgãos sociais para o triénio 2025/27. Falámos com José Carlos Cardoso, o novo presidente da ANO, que nos traçou o plano de ação para os próximos dois anos. 

Ler mais 25 Setembro 2025
Entrevistas

Luís Miguel Alves em entrevista

Luís Miguel Alves, responsável pela MultiOpticas Bragança, falou com ÓpticaPro sobre o seu percuso e as influências do avô. Uma entrevista cativante, que toca profundamente as nossas emoções mais íntimas, despertando reflexões e sentimentos que nos fazem questionar e reavaliar o nosso propósito de vida.

Ler mais 1 Setembro 2025
Entrevistas