“Escutar os clientes é o
segredo do nosso sucesso”


ÓpticaPro: Porquê a aposta do Grupo Auchan na área da óptica?

Gonçalo Gandra: Procuramos activamente responder às necessidades dos clientes. A óptica foi mais um passo nessa direcção. Nos vários estudos que realizámos, os nossos consumidores mencionaram que gostariam de ter ópticas no Jumbo. Era nossa obrigação satisfazer este desejo.

 

OP: Nesse sentido, qual a estratégia definida para implantar a Óptica Jumbo?

GG: A filosofia da marca está em plena sintonia com a estratégia global definida para todas as áreas de negócio do grupo. Trata-se de melhorar, dia após dia, a qualidade de vida dos nossos clientes.


OP: E como conseguem atingir esse objectivo ?

GG: Disponibilizando as melhores marcas ao melhor preço do mercado. Além disso, temos serviços permanentes de optometria realizados por profissionais licenciados. Desta forma, democratizamos o acesso aos melhores produtos, mantendo toda a liberdade de escolha e garantindo a qualidade dos produtos e serviços comercializados.

 

OP: Dispõem de seis ópticas em funcionamento. Pretendem cobrir todas as lojas do grupo em Portugal?

GG: O que posso assegurar neste momento é que continuaremos sempre a alargar a presença da Óptica Jumbo.

 

OP: Após estes dois anos de actividade, como define a aceitação dos consumidores?

GG: Os nossos clientes têm revelado desde o início uma aceitação muito entusiástica à incorporação da Óptica Jumbo nas suas vidas. Diria mesmo que, face aos resultados obtidos, os consumidores estavam “desejosos” que um conceito como a Óptica Jumbo surgisse no mercado português. É claro que este sucesso está também alicerçado num capital humano de qualidade, como as nossas equipas de optometristas e vendedores. Como mencionei no inicio, a decisão de lançar a Óptica Jumbo baseou-se no simples acto de “escutar os clientes”. E quando se “escuta os clientes” e se incorpora nas decisões estratégicas o que eles dizem, normalmente, acertamos no caminho que traçamos e atingimos o sucesso.

 

OP: Possuem projectos com as características da Óptica Jumbo noutros países?

GG: Sim, o Grupo Auchan tem ópticas em França e em Itália., já há vários anos, embora com características ligeiramente diferentes.

 

OP: Reserva alguma alteração em termos estratégicos para a conquista de novos mercados?

GG: Mantemos sempre uma atitude aberta para novas oportunidades de negócio.Enquanto responsável pela Óptica Jumbo, equaciono permanentemente outros pontos de negócio e novos mercados, que se concretizarão à medida que sentirmos que é isso que os nossos clientes esperam de nós. Ou seja, a cultura que se vive no Grupo Auchan assenta numa abertura total para se encontrarem soluções de retalho relevantes para a vida dos nossos consumidores.Adoptaremos sempre as decisões que melhor cumpram esse propósito.

 

 

8 Outubro 2010
Entrevistas

Ler edições anteriores

Notícias relacionadas

SPJ celebra 30 anos

Foi a 13 de janeiro que a SPJ, dirigida por Pedro Louro e João Pedro Soares, completou três décadas de existência. Para os responsáveis, este aniversário é a demonstração da dedicação e do crescimento de todos os que passaram pelo grupo. “Ao longo destes 30 anos, construímos mais do que uma empresa. Construímos uma trajetória de trabalho contínuo, inovação e, acima de tudo, parceria”.

Ler mais 10 Abril 2025
Entrevistas

Bruno Monteiro em entrevista

Com um percurso pouco convencional, Bruno Monteiro chega ao mundo da ótica por acaso. No entanto, foi um negócio que o fascinou desde o início. “Ver como uma simples correção de visão pode transformar a forma como as pessoas se relacionam com o mundo constituiu um grande motivador para seguir esta profissão”, explica.

Ler mais 21 Fevereiro 2025
Entrevistas