Mirage Occhiali promove desafio interno a pensar no ambiente

Imagem da notícia: Mirage Occhiali promove desafio interno a pensar no ambiente

Está em curso o processo de certificação para atestar os requisitos do sistema de gestão ambiental, um compromisso para um mundo sustentável do fabricante óptico italiano.

Investimentos em equipamento avançado e em processos energeticamente eficientes, são alguns dos processos internos que a Mirage Occhiali está a promover, que contribuam para uma “utilização mais sustentável dos recursos e com um impacto reduzido no ambiente”.

A iniciativa passa pela “investigação e desenvolvimento contínuo de novas matérias-primas para produzir óculos de sol sustentáveis, reciclados e recicláveis”, assim como, “formação do pessoal para um comportamento mais ético no trabalho”.

A cultura interna da empresa passa no que concerne ao ambiente, passa pela adoção de “meios de transporte internos totalmente elétricos, luzes 100% LED, fornecimento de garrafas de água metálicas a todos os empregados e sistema de arrefecimento e aquecimento elétrico”.

Atualmente, 33% da maquinaria utilizada pela empresa é elétrica, com uma “poupança de 98,7% de óleos brutos em comparação com o equipamento de fabrico tradicional. Os próprios moldes são arrefecidos com um sistema de arrefecimento livre ou com refrigeradores que utilizam ar para arrefecer a temperatura no lugar dos frigoríficos tradicionais”.

O plano atual conta ainda com um sistema de painéis solares que permite à empresa italiana produzir 50% da energia necessária, enquanto o resto da energia provém de fontes 100% renováveis.

A Mirage Occhiali projeta e produz óculos de sol há mais de 40 anos e lançou recentemente a coleção “23 Eyewear” que nasce de um “conceito ecológico” circular: gerar óculos que geram outros óculos, eliminando desperdícios.

31 Maio 2021
Atualidade

Notícias relacionadas

MultiOpticas marca presença no Rossio Fashion Day

A Praça D. Pedro IV, no Rossio, transforma-se numa passerelle a céu aberto para receber hoje, pelas 18h30, mais uma edição do Rossio Fashion Day. A MultiOpticas vai ser uma das marcas presentes na iniciativa promovida pela Associação de Dinamização da Baixa Pombalina (ADBP), da qual faz parte.

Ler mais 24 Setembro 2026
Atualidade

WxW, o acetato transformado em arte

A equipa da ÓpticaPro foi convidada a conhecer por dentro uma das últimas fábricas portuguesas que faz óculos como peças de coleção. Luís Moreira, engenheiro e gestor industrial de formação, é o mentor deste projeto.

Ler mais 21 Setembro 2026
Atualidade

Indústria dos Óculos evolui para idO

Após 13 anos de percurso no mercado nacional, a Indústria dos Óculos anunciou uma reformulação profunda da sua identidade corporativa, passando a apresentar-se ao mercado sob a marca idO.

Ler mais 17 Setembro 2026
Atualidade