Fundação Cione Ruta de la Luz e Dentistas Sobre Ruedas vão instalar uma ótica no Senegal

Imagem da notícia: Fundação Cione Ruta de la Luz e Dentistas Sobre Ruedas vão instalar uma ótica no Senegal

A Fundação Cione Ruta de la Luz e Dentistas Sobre Ruedas (DSR) vão facilitar a instalação de uma ótica completa em Missirah, uma pequena cidade localizada no sul do Senegal, onde desde 2012, a DSR desenvolve o “Projecto Adama”, um projeto de promoção da saúde.

Todos os anos, voluntários de diferentes campos viajam para Missirah para oferecer os seus serviços, especialmente em saúde e educação. Consciente da realidade que se vive no Senegal, ano após ano, o programa expande os seus horizontes ao integrar na equipa de voluntários, progressivamente, profissionais de outras áreas tanto de saúde como de outras áreas: medicina geral, educação e sensibilização, próteses dentárias, tratamento de resíduos ou ótica.

Neste contexto, foi em novembro de 2020 que a Fundação Cione Ruta de la Luz e a DSR formalizaram a sua colaboração, assinando um acordo para aumentar e manter os serviços óticos no projeto, que já eram prestados ocasionalmente.

A doação de uma loja de ótica completa, com todo o seu equipamento, após a reforma de um dos óticos que trabalhou no Cione Grupo de Ópticas (Audiovisión Leganés) “está na origem deste novo projeto Adama, destinado a fazer muito bem às pessoas que dele necessitam e que de outra forma não teriam acesso à saúde visual”, referem. 

Os Correos Express, a filial de entregas expresso do Grupo Correos, tornou possível deslocar todo o envio a custo zero do ponto de origem original em Madrid para a sede da DSR em Palma de Maiorca, demonstrando assim uma vez mais o seu empenho e solidariedade para com os mais necessitados. “Estamos extremamente gratos pela generosidade dos Correos Express, pois o material em questão é volumoso e muito pesado. Além disso, os Correos Express não só estiveram envolvidos neste projeto. A sua colaboração com os nossos projetos de cooperação é constante e discreta”, diz Cristina López-Mora, gerente da Ruta de la Luz.

Uma vez chegado a Palma de Maiorca, onde se encontra a sede da DSR, Myrian Portela, oculista e coordenador ótico voluntário da fundação Dentistas Sobre Ruedas, vai verificar minuciosamente todo o equipamento antes de partir para a sua localização final em Missirah.

Por seu lado, a DSR, graças ao patrocínio da Boluda Corporación Marítima, que forneceu um contentor, enviará e montará o equipamento nas instalações da DSR Dental Academy-House of Health, inaugurada no final de 2019. “Com a ajuda dos nossos parceiros estamos a consolidar aquilo que inicialmente parecia um sonho, trazer saúde e educação a centenas de pessoas no Senegal a partir dos valores da bondade, solidariedade, interculturalidade e respeito”, diz Alfonso Jaume Campomar, presidente da Fundação Dentistas sobre Rodas.

O trabalho de ambas as entidades estender-se-á também à formação do pessoal local para dirigir a futura ótica. “Estamos muito gratos à Cristina e à Ruta de la Luz pela sua confiança no projeto DSR e pelo seu apoio com as doações de óculos RX e o envio de material de Espanha”, diz Myriam Portela.

28 Maio 2021
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas

Conselheiros da Visão apostam no rebranding

A nova marca vai ser para o grupo ótico “um ponto de viragem na nossa história”. Numa data em que assinala o Dia Mundial da Visão, o grupo ótico vai apresentar o rebranding das suas Óticas num evento que vai decorrer na loja da Avenida João XXI 23B, em Lisboa às 18 horas.

Ler mais 14 Outubro 2021
AtualidadeGrupos de ótica