F3M cresce em Portugal e Moçambique

Imagem da notícia: F3M cresce em Portugal e Moçambique

Uma tendência de crescimento acentuada em 2025 e que se deverá manter no próximo ano. A F3M tem vindo a reforçar a sua posição com novas soluções para a saúde e mercado têxtil, assim como na consultoria especializada em áreas emergentes como a Segurança no Ciberespaço, a Prevenção da Corrupção e a Proteção de Dados. A procura por formação certificada tem, também, motivado uma evolução positiva quer em Portugal, quer em Moçambique, país onde há perspetiva de crescimento da equipa e reforço de soluções tecnológicas com inteligência artificial.

Líder nos setores das óticas e economia social em Portugal, é para a saúde que a F3M tem canalizado alguns dos seus maiores e últimos investimentos. Em comparação a 2020, o crescimento nesta área foi de 40%, de 32% face a 2022 e, em relação a 2024, foi de 17%. Disponibilizar aos profissionais do setor uma oferta tecnológica completa e integrada tem sido o principal objetivo.

“Para estes bons resultados é importante realçar o impacto da entrada no mercado do Processo Clínico e Social, a mais recente solução tecnológica para este setor, mas também o crescimento de 80% de utilizadores na plataforma MpDS – Wounds (feridas) e um crescimento de 20% na Prescrição Eletrónica de Medicamentos e Exames. O Processo Clínico e Social veio completar um ciclo iniciado há alguns anos, que tem como principal objetivo entregar aos profissionais de saúde uma solução completa. Tem sido o grande fator de crescimento desta área”, revela Pedro Fraga, fundador da F3M.

Num mercado onde prevê crescer 17% em 2026, há a destacar a contínua migração de um vasto conjunto de clientes para soluções cloud: “Cerca de 70% dos clientes de saúde da F3M já trabalham com soluções cloud”, acrescenta o responsável.

A contribuir para os resultados positivos da tecnológica estão também os investimentos nas áreas das óticas e do têxtil, cujo crescimento do volume de negócios se situa, este ano, perto dos 10%.

Ao nível dos serviços, destacam-se a consultoria especializada e à medida para empresas e instituições e a formação certificada, áreas que registaram também uma franca evolução. Face a 2024, o crescimento foi de 30%, estimando-se igualmente resultados muito positivos para 2026. “Este resultado representa o dobro dos valores alcançados em 2023 e o triplo face a 2021”, indica Pedro Fraga.

“Nesta área, temos em curso um número muito significativo de serviços de consultoria provenientes de processos de implementação e acompanhamento de compliance ao Regime Jurídico da Segurança do Ciberespaço (RJSC), Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC) e Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD). Nesta vertente, a nossa atuação tem-se estendido a todo o território nacional, do continente às ilhas”, salienta o fundador da empresa.

Na formação certificada e à medida, os números são também expressivos: desde o início do ano, há já registo de mais de 9500 participantes em 441 ações, entre presenciais, online e mistas. Em 2025, contabilizaram-se mais 167 sessões formativas, representando um crescimento superior a 45% face a 2024. “Este projeto encontra bases sólidas numa bolsa de formadores de qualidade e notoriedade reconhecida, bem como nas parcerias com diversas personalidades e entidades do ensino superior”, explica ainda o responsável.

F3M Moçambique: oferta tecnológica com IA será “prioridade”

Na F3M Moçambique, o crescimento situa-se, este ano, na casa dos 11%, uma linha ascendente que se prevê manter em 2026, ano em que se estima, também, um possível aumento da equipa, atualmente com dez colaboradores.

A empresa prevê também, para o próximo ano, um reforço ao nível do software com inteligência artificial (IA) em resposta a uma elevada procura por estas novas tecnologias: “A migração de clientes, sobretudo da área empresarial, para as novas ferramentas já com suporte de IA será uma das prioridades de 2026”, sintetiza ainda Pedro Fraga.

28 Novembro 2025
Atualidade

Ler edições anteriores
PUBLICIDADE
MIDO

Notícias relacionadas