“A Origem só respira futuro”

Imagem da notícia: “A Origem só respira futuro”

Porquê o bambu? Como chegaram a este conceito para as vossas armações?

O bambu é mesmo um “super-material” por ter características que são difíceis de encontrar numa só matéria-prima. Por um lado, é um material extremamente resistente, sendo utilizado há milénios para fazer casas e pontes. Por isso, acho sempre engraçado quando nos perguntam sobre a resistência do material em produtos óticos – não é mesmo um grande desafio. Em segundo lugar, é um material extremamente versátil.

Na Origem utilizamos o bambu não só para a produção das armações e caixas, como também para a produção dos nossos têxteis (pano e bolsa de limpeza) e há mais 1001 coisas que se podem fazer dele. Isto é extremamente importante, pois se queremos substituir o plástico não podemos encontrar materiais de nicho e de difícil industrialização. Por fim, o bambu é um material extremamente abundante, com um crescimento muito rápido e que pode ser recolhido sempre da mesma zona. Uma das características mais interessantes do bambu é ser uma planta que cria raízes muito profundas e muito rapidamente. Quando o bambu é cortado, estas raízes profundas evitam que morra e, portanto, consegue voltar a crescer muito rápido (1m em 24h para algumas espécies).

Saiba mais sobre este projeto nacional na revista ÓpticaPro 256.

5 Novembro 2024
Entrevistas

Notícias relacionadas

“A Optica Joia é uma história de sonhos”

Ainda em criança, Valter Mendes repetia a mesma pergunta a toda a gente: “Consegues ver aquilo?”. Essa curiosidade genuína pelo fenómeno da visão haveria de moldar todo o seu percurso - do curso Técnico de Óptica Ocular até à licenciatura em Física Aplicada à Óptica, culminando na fundação da Optica Joia, em 1997.

Ler mais 30 Setembro 2026
Entrevistas

WxW, o acetato transformado em arte

A equipa da ÓpticaPro foi convidada a conhecer por dentro uma das últimas fábricas portuguesas que faz óculos como peças de coleção. Luís Moreira, engenheiro e gestor industrial de formação, é o mentor deste projeto.

Ler mais 21 Setembro 2026
Entrevistas

APLO apresenta uma “Visão de Futuro” para a optometria

Nos dias 3 e 4 de outubro, a Figueira da Foz transforma-se no ponto de encontro da comunidade optométrica portuguesa. Em entrevista, João Caetano e Rute Araújo desvendam o que podemos esperar das Conferências Abertas de Optometria, organizadas pela Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO).

Ler mais 14 Setembro 2026
Entrevistas