“A Origem só respira futuro”

Imagem da notícia: “A Origem só respira futuro”

Porquê o bambu? Como chegaram a este conceito para as vossas armações?

O bambu é mesmo um “super-material” por ter características que são difíceis de encontrar numa só matéria-prima. Por um lado, é um material extremamente resistente, sendo utilizado há milénios para fazer casas e pontes. Por isso, acho sempre engraçado quando nos perguntam sobre a resistência do material em produtos óticos – não é mesmo um grande desafio. Em segundo lugar, é um material extremamente versátil.

Na Origem utilizamos o bambu não só para a produção das armações e caixas, como também para a produção dos nossos têxteis (pano e bolsa de limpeza) e há mais 1001 coisas que se podem fazer dele. Isto é extremamente importante, pois se queremos substituir o plástico não podemos encontrar materiais de nicho e de difícil industrialização. Por fim, o bambu é um material extremamente abundante, com um crescimento muito rápido e que pode ser recolhido sempre da mesma zona. Uma das características mais interessantes do bambu é ser uma planta que cria raízes muito profundas e muito rapidamente. Quando o bambu é cortado, estas raízes profundas evitam que morra e, portanto, consegue voltar a crescer muito rápido (1m em 24h para algumas espécies).

Saiba mais sobre este projeto nacional na revista ÓpticaPro 256.

5 Novembro 2024
Projetos

Ler edições anteriores
PUBLICIDADE
250
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

F3M alarga formação online a Moçambique

Com uma ampla oferta de ações certificadas em diversas áreas, a F3M contabilizou, só nos primeiros seis meses do ano, mais de 2 mil participantes. Habilidades interpessoais e emocionais, em contexto pessoal e laboral, e questões e alterações legais são as temáticas mais procuradas.

Ler mais 25 Outubro 2024
Projetos