Palavras da UPOOP no Dia Mundial da Visão

Imagem da notícia: Palavras da UPOOP no Dia Mundial da Visão

Artigo da autoria de Henrique Nascimento, enquanto presidente da União Profissional dos Ópticos e Optometristas Portugueses (UPOOP):

O Dia Mundial da Visão, assinalado a 8 de outubro, é considerado o mais importante na área da saúde da visão. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), chama a atenção para os perigos que podem ocorrer da visão, como a cegueira e a deficiência visual.

Em Portugal, cerca de 300 mil pessoas com mais de 50 anos sofrem de perda grave de visão ou cegueira. Sendo que grande parte destas causas podem ser evitadas com tratamento adequado e prevenção. Em todo o mundo os casos estimam-se em mais de mil milhões de pessoas que vivem com deficiência visual ou cegueira por não receberem os cuidados de saúde necessários para patologias e deficiências visuais como miopia, cataratas ou glaucoma.

Em 2019, a OMS divulgou o seu primeiro relatório sobre problemas de visão no mundo, destacando que a deficiência visual ou a cegueira afeta pelo menos 2,2 mil milhões de pessoas, mais de um quarto da população total mundial. Segundo o relatório, cerca de mil milhões de pessoas têm uma deficiência visual que poderia ter sido prevenida ou tratada. Também a retinopatia diabética e a ambliopia nas crianças são dois problemas passíveis de prevenção e deteção precoce, bem como de tratamento e recuperação.

Divulgamos um artigo de enorme interesse para os ótico-optometristas especialistas em lentes de contacto. Este ensaio clínico, denominado BLINK, mostra que as crianças que sofrem de miopia podem retardar a sua progressão através do uso das lentes de contacto bifocais. Concluímos ser necessária e urgente garantir a prevenção e deteção precoce, nos cuidados de saúde primários executados pelos óticos-optometristas.

A UPOOP irá continuar a fomentar a consciencialização acerca da importância dos cuidados da visão, promovendo a optometria e o exercício profissional dos optometristas, que cuidam da saúde visual dos cidadãos. Fique de olho na sua visão!

Saudações optométricas!

8 Outubro 2020
OpiniãoVisão

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas

Zeiss abre primeiro Centro de Visão em Espanha

Um novo modelo de negócio baseado num conceito óptico inovador e diferente resultante da colaboração entre ZEISS, o especialista em óptica de precisão e profissionais de visão, óptico-optometristas, ópticos independentes e proprietários de empresas.

Ler mais 8 Outubro 2021
AtualidadeVisão

MultiOpticas oferece “Cheques Visão” a crianças por todo o país

A MultiOpticas está a promover uma ação de solidariedade a nível nacional, oferecendo “Cheques Visão”, a mais de 1000 crianças, por todo o país. No Mês da Visão (outubro), a marca pretende destacar a importância da visão para o sucesso escolar. Dolores Aveiro, embaixadora da marca, esteve presente no arranque da ação que teve lugar na Madeira.

Ler mais 1 Outubro 2021
AtualidadeGrupos de óticaVisão

MultiOpticas assinala Dia Mundial da Literacia no Sabugal

A Iniciativa “Ver bem para aprender melhor" realiza-se na freguesia do Casteleiro, Sabugal (Beira Alta), com oferta de rastreios visuais, óculos graduados à população com maiores dificuldades socioeconómicas e livros pedagógicos para ensinar a ler e a escrever.

Ler mais 8 Setembro 2021
AtualidadeEventos e formaçãoVisão