Vera Velosa: Covid-19 e o impacto no setor da ótica
Nas palavras de Vera Velosa, responsável de Óticos e Recursos Humanos e gerente do Institutoptico, “o impacto da pandemia Covid-19 no setor ótico, tal como na economia em geral, será bastante representativo, devido à brusca paragem do negócio motivada pela implementação do estado de emergência. Esta medida de exceção vai não só obrigar ao confinamento da quase totalidade dos consumidores nos seus lares impedindo-os de visitarem as nossas lojas, como amputá-los de uma parte significativa do rendimento ou mesmo colocá-los numa situação de desemprego provocando seguramente maior seletividade e o adiamento do momento de futuras compras”.
Para além dos impactos de caráter geral, “o nosso setor sofrerá de forma particular pelo facto de disponibilizar bens/serviços considerados de primeira necessidade ou essenciais tendo em conta o seu contributo para a saúde e bem-estar da população. Tal classificação, apesar de clarificadora da relevância do setor ótico no contexto da saúde pública, implicará que as óticas na sua maioria se mantenham de portas abertas para responder às necessidades dos seus clientes, mas com níveis de faturação muito baixos que não permitirão a acomodação dos custos de funcionamento, nem do investimento necessário para proceder à adaptação dos espaços às necessidades distanciamento social e à aquisição produtos de limpeza, desinfeção e de proteção pessoal. Dito isto, os próximos tempos vão, acreditamos nós, seguramente trazer-nos uma nova realidade e colocar-nos perante desafios que não experienciámos no passado”, afirma Vera Velosa.
E acrescenta: “No grupo Institutoptico manteremos a atenção aos acontecimentos do dia a dia por forma a antecipar a implementação de medidas que permitam simultaneamente defender todas as nossas óticas e seus colaboradores dos efeitos da pandemia como dar a resposta adequada, segura e de confiança aos nossos clientes. Não obstante, o nosso foco será reavaliar a estratégia definida por forma a introduzir os ajustamentos necessários no modelo de negócio, tendo em vista acelerar o crescimento e melhorar a rentabilidade do Institutoptico e da sua rede de óticos, através da dinamização de novos serviços e da implementação de planos inovadores que melhorem a resposta e promovam uma satisfação acrescida dos nossos clientes”.
28 Maio 2020
Opinião