Textura da retina pode alertar para doença de Alzheimer

Imagem da notícia: Textura da retina pode alertar para doença de Alzheimer

Engenheiros biomédicos da Duke University desenvolveram um novo dispositivo de imagem capaz de medir a espessura e a textura das várias camadas da retina na parte posterior do olho. O avanço pode ser usado para detetar um biomarcador da doença de Alzheimer, oferecendo potencialmente um sistema de alerta precoce para a doença.

“Pesquisas anteriores observaram um adelgaçamento da retina em pacientes com Alzheimer, mas adicionando uma técnica de dispersão de luz à medida, descobrimos que a camada de fibra nervosa da retina também é mais áspera e mais desordenada”, disse Adam Wax, professor de engenharia biomédica da Duke. “A nossa esperança é que possamos usar este insight para criar um dispositivo de triagem simples e barato, que não estaria disponível apenas no consultório do médico, mas em locais como a farmácia local”.

Atualmente, os diagnósticos da doença de Alzheimer são feitos quando o paciente começa a mostrar sintomas de declínio cognitivo. Se o progresso da doença puder ser interrompido por intervenções precoces, como medicamentos e exercícios mentais, os pacientes podem ter uma qualidade de vida muito melhorada. É por isso que os investigadores procuram biomarcadores que possam ser usados ​​como sinais de alerta precoce do Alzheimer. Um desses potenciais biomarcadores vem da retina, que é literalmente uma extensão do cérebro e parte do sistema nervoso central. 

Os resultados deste estudo apareceram online a 13 de maio na revista Scientific Reports. Saiba mais aqui.

28 Maio 2020
Visão

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble

Notícias relacionadas

Zeiss abre primeiro Centro de Visão em Espanha

Um novo modelo de negócio baseado num conceito óptico inovador e diferente resultante da colaboração entre ZEISS, o especialista em óptica de precisão e profissionais de visão, óptico-optometristas, ópticos independentes e proprietários de empresas.

Ler mais 8 Outubro 2021
AtualidadeVisão

MultiOpticas oferece “Cheques Visão” a crianças por todo o país

A MultiOpticas está a promover uma ação de solidariedade a nível nacional, oferecendo “Cheques Visão”, a mais de 1000 crianças, por todo o país. No Mês da Visão (outubro), a marca pretende destacar a importância da visão para o sucesso escolar. Dolores Aveiro, embaixadora da marca, esteve presente no arranque da ação que teve lugar na Madeira.

Ler mais 1 Outubro 2021
AtualidadeGrupos de óticaVisão