Covid-19: ANO assina protocolo com Governo e DGS

Imagem da notícia: Covid-19: ANO assina protocolo com Governo e DGS

A Associação Nacional dos Ópticos (ANO) assinou, com o Governo e com a Direcção-Geral da Saúde (DGS), um protocolo de cooperação para a reabertura da economia. Este protocolo nasce do esforço coletivo de várias associações – entre as quais a ANO –, dos seus dirigentes associativos e da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) que, de forma autónoma e responsável, elaboraram manuais de normas e orientações de saúde e boas práticas na retoma da atividade das empresas.

Um dos manuais aprovados pelo Governo e pela DGS foi o da Associação Nacional dos Ópticos. “É um orgulho imenso ver um documento da Associação Nacional dos Ópticos validado pelo Governo e pela Direcção-geral da Saúde”, refere o presidente da ANO, Fernando Tomaz, após a assinatura do protocolo. “Têm sido semanas e meses de trabalho intensos, mas muito compensatórios, pois, só desta forma conseguimos garantir que as empresas dos nossos associados mantenham a sua atividade comercial em funcionamento e, acima de tudo, em segurança – para todos os seus colaboradores e para os consumidores”, sublinha Fernando Tomaz.

Será através do cumprimento das normas e das boas práticas mencionadas neste manual que as óticas ANO darão um sinal de confiança aos trabalhadores do setor e, sobretudo, aos consumidores, que poderão entrar nos nossos estabelecimentos em segurança.

Referem ainda que “a ANO contou com a colaboração da União Profissional dos Ópticos e Optometristas Portugueses (UPOOP) na elaboração das orientações e normas para os gabinetes de optometria nas óticas Associadas ANO. Relembramos também que a Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) declinou o convite para a colaboração neste documento. O Manual de Procedimentos e Boas Práticas da ANO foi o único validado pelas entidades oficiais, logo é o documento que deve ser implementado nos estabelecimentos de ótica em Portugal”.

Na cerimónia de assinatura do protocolo foram ainda anunciadas medidas de apoio a fundo perdido até 80% para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para as empresas no máximo de 5.000€, cujas candidaturas se iniciam a 11 de maio.

A cerimónia, que decorreu a 2 de maio no Palácio da Ajuda, na qual esteve o presidente da direção da ANO, Fernando Tomaz, contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, do ministro da Economia, do Estado e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, do presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, João Vieira Lopes, e da diretora-geral da DGS, Graça Freitas, entre outros.

3 Maio 2020
Atualidade

PUBLICIDADE
Oporto Optics Summit 2024
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

Shamir é main sponsor da Corrida Portucale 2024

A nova edição da prova percorrerá a zona ribeirinha da cidade do porto para celebrar o desporto, a saúde e a comunidade. O evento, organizado pelo Centro de Atletismo do Porto (CAP) terá lugar a 14 de julho.

Ler mais 17 Abril 2024
Atualidade