Visão e audição de mãos dadas

Imagem da notícia: Visão e audição de mãos dadas

A disfunção vestibular é um problema que afeta o órgão vestibular, localizado na parte interna de cada orelha, responsável por estabilizar a visão durante a movimentação da cabeça e pelo equilíbrio. Um estudo recente relacionou a velocidade aumentada do movimento dos olhos com a disfunção vestibular.

Jorge Rey, otorrino da Unidade de Otoneurologia do Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário Donostia (San Sebastián, Espanha), Ann M. Burgess e Ian S. Curthoys, cientistas do Laboratório de Investigação Vestibular da Universidade de Sydney (Austrália), publicaram uma série de casos clínicos na prestigiada revista internacional Frontiers in Neurology intitulada “Melhoria do reflexo vestíbulo-ocular no vHIT. É uma casualidade ou um sinal de disfunção vestibular?”.

No artigo, os investigadores questionam, analisando dois casos específicos, se o que até agora era visto como um sinal sem importância ou um erro na recolha de dados pelo teste vHIT, pode, na verdade, ser um sinal de doença no ouvido e, mais especificamente, estar relacionado com a doença de Ménière.

Artigo completo na ÓpticaPro 193.

30 Maio 2019
Visão

Notícias relacionadas

Covid-19: optometristas querem saber quando vão ser vacinados

Os optometristas estão sujeitos a uma exposição de risco elevado ao contágio pelo coronavírus SARS-CoV-2 no exercício da sua atividade como profissionais de saúde, devido à proximidade com os utentes. Esta preocupação levou a Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) a questionar o Ministério da Saúde sobre o prazo previsto para o processo de vacinação dos optometristas.

Ler mais 13 Janeiro 2021
AtualidadeVisão