Usa LED’s para poupar energia? Cuidado com os olhos!

Imagem da notícia: Usa LED’s para poupar energia? Cuidado com os olhos!

O Dia Nacional da Energia assinala-se a 29 de maio. A celebração desta data visa alertar a população para a necessidade de desenvolver estratégias de eficiência energética. No entanto, é preciso ter cuidado com as medidas adotadas neste sentido.

Cada vez mais usamos em casa a luz azul na iluminação LED. Contudo, segundo um novo relatório da Agência Francesa de Alimentos, Saúde e Segurança Ambiental (ANSES), esta luz pode danificar a retina do olho. As informações revelam que também somos prejudicados nos nossos ritmos biológicos e do sono.

A ANSES diferencia, no entanto, tipos de luz azul no seu relatório. Por exemplo, a iluminação LED doméstica “branca quente” tem riscos de fototoxicidade fracos, semelhantes à iluminação tradicional. No entanto, outras fontes de iluminação LED, incluindo as mais recentes lanternas, faróis de automóveis e alguns brinquedos, produzem uma luz azul mais branca e “mais fria” que é mais prejudicial.

Um estudo americano também descreveu o uso da luz azul como “cada vez mais proeminente” no mundo de hoje. O principal autor do estudo, Gianluca Tosini, professor e responsável de investigação científica da Morehouse School of Medicine de Atlanta, disse que a luz azul pode realmente danificar os olhos.

Foi também observado que os cientistas estão convencidos de que a exposição à luz azul LED na faixa de 470 a 480 nanómetros por um curto a médio período (dias a semanas) não deve aumentar significativamente o risco de doença ocular, mas o mesmo não é necessariamente verdade por muito tempo a longo prazo (meses a anos).

Saiba mais aqui.

29 Maio 2019
Visão

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble

Notícias relacionadas

Zeiss abre primeiro Centro de Visão em Espanha

Um novo modelo de negócio baseado num conceito óptico inovador e diferente resultante da colaboração entre ZEISS, o especialista em óptica de precisão e profissionais de visão, óptico-optometristas, ópticos independentes e proprietários de empresas.

Ler mais 8 Outubro 2021
AtualidadeVisão

MultiOpticas oferece “Cheques Visão” a crianças por todo o país

A MultiOpticas está a promover uma ação de solidariedade a nível nacional, oferecendo “Cheques Visão”, a mais de 1000 crianças, por todo o país. No Mês da Visão (outubro), a marca pretende destacar a importância da visão para o sucesso escolar. Dolores Aveiro, embaixadora da marca, esteve presente no arranque da ação que teve lugar na Madeira.

Ler mais 1 Outubro 2021
AtualidadeGrupos de óticaVisão