Usa LED’s para poupar energia? Cuidado com os olhos!

Imagem da notícia: Usa LED’s para poupar energia? Cuidado com os olhos!

O Dia Nacional da Energia assinala-se a 29 de maio. A celebração desta data visa alertar a população para a necessidade de desenvolver estratégias de eficiência energética. No entanto, é preciso ter cuidado com as medidas adotadas neste sentido.

Cada vez mais usamos em casa a luz azul na iluminação LED. Contudo, segundo um novo relatório da Agência Francesa de Alimentos, Saúde e Segurança Ambiental (ANSES), esta luz pode danificar a retina do olho. As informações revelam que também somos prejudicados nos nossos ritmos biológicos e do sono.

A ANSES diferencia, no entanto, tipos de luz azul no seu relatório. Por exemplo, a iluminação LED doméstica “branca quente” tem riscos de fototoxicidade fracos, semelhantes à iluminação tradicional. No entanto, outras fontes de iluminação LED, incluindo as mais recentes lanternas, faróis de automóveis e alguns brinquedos, produzem uma luz azul mais branca e “mais fria” que é mais prejudicial.

Um estudo americano também descreveu o uso da luz azul como “cada vez mais proeminente” no mundo de hoje. O principal autor do estudo, Gianluca Tosini, professor e responsável de investigação científica da Morehouse School of Medicine de Atlanta, disse que a luz azul pode realmente danificar os olhos.

Foi também observado que os cientistas estão convencidos de que a exposição à luz azul LED na faixa de 470 a 480 nanómetros por um curto a médio período (dias a semanas) não deve aumentar significativamente o risco de doença ocular, mas o mesmo não é necessariamente verdade por muito tempo a longo prazo (meses a anos).

Saiba mais aqui.

29 Maio 2019
Visão

Notícias relacionadas

Covid-19: optometristas querem saber quando vão ser vacinados

Os optometristas estão sujeitos a uma exposição de risco elevado ao contágio pelo coronavírus SARS-CoV-2 no exercício da sua atividade como profissionais de saúde, devido à proximidade com os utentes. Esta preocupação levou a Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) a questionar o Ministério da Saúde sobre o prazo previsto para o processo de vacinação dos optometristas.

Ler mais 13 Janeiro 2021
AtualidadeVisão