APOR debateu futuro da saúde visual no seu 20º congresso

Imagem da notícia: APOR debateu futuro da saúde visual no seu 20º congresso

Orgulhosos do passado, confiantes no futuro. Para a direção da APOR, a profissão de ortoptista é cada vez mais reconhecida em Portugal, não só no setor público, mas também no privado. A complementaridade entre ortóptica e oftalmologia é continuamente evidenciada, tanto no dia-a-dia profissional, como em eventos científicos, como ficou comprovado no XX Congresso Nacional de Ortoptistas.

Comecemos pelo fim: com um número recorde de inscrições, o XX Congresso Nacional de Ortoptistas foi um sucesso, nas palavras da sua presidente, Aldina Reis. “O programa científico agradou aos participantes, tendo abrangido vários temas que se prendem diretamente com as áreas de intervenção dos ortoptistas, quer a nível dos cuidados primários, secundários e terciários da saúde da visão, tendo incluído trabalhos que focaram todas estas áreas. Foram abordados os rastreios visuais, métodos de diagnóstico e de tratamento de alterações específicas da motilidade ocular e da visão binocular, inovação em contactologia, vários métodos de avaliação funcional e estrutural com ligação prática a diferentes patologias oculares, olho seco, reabilitação em sub-visão e investigação científica”, referiu num primeiro balanço. 

Salientando ainda a presença de uma convidada muito especial, Fiona Rowe, da Universidade de Liverpool, uma referência no panorama da ortóptica internacional, a líder da APOR estava confiante de quea intervenção no Serviço Nacional de Saúde (SNS) dos profissionais que representa será reforçada a curto prazo, com a entrada de mais ortoptistas nos centros de saúde, conforme previsto na Estratégia Nacional para a Saúde da Visão, a implementar até 2020.

Leia toda a reportagem na próxima edição.

10 Abril 2019
Eventos e FormaçãoVisão

PUBLICIDADE
Oporto Optics Summit 2024
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

Silmo Singapura, o futuro dos óculos num só show

Depois de um lançamento bem-sucedido em 2023 com mais de 250 marcas internacionais e locais de 15 países atraindo 2175 visitantes comerciais, a SILMO Singapura regressa com uma nova edição de 24 a 26 de abril de 2024 no Centro de Exposições e Convenções Suntec.

Ler mais 18 Março 2024
Eventos e Formação

Prooptica marca presença na ExpoÓptica 2024

A Prooptica anuncia a sua presença na ExpoÓptica 2024, Salão Internacional de Óptica, Optometria e Audiologia, o principal evento do setor na Península Ibérica e ponto de encontro de todos os profissionais da área, que decorre de de 12 a 14 de abril.

Ler mais 7 Março 2024
Eventos e Formação

ExpoÓptica com aumento na participação empresarial

A dois meses do principal salão de ótica, optometria e audiologia da Península Ibérica, organizado pela IFEMA MADRID de 12 a 14 de abril, mais de uma centena de empresas já confirmaram a sua participação. A ExpoÓptica acolherá também o Congresso OPTOM 2024 e o Congresso da Associação Nacional de Profissionais de Aparelhos Auditivos (A.N.A.).

Ler mais 28 Fevereiro 2024
Eventos e Formação