Cientistas americanos vão testar fármaco para reverter o autismo

Imagem da notícia: Cientistas americanos vão testar fármaco para reverter o autismo

Investigadores norte-americanos utilizaram, com sucesso, um fármaco antigo para restaurar as comunicações celulares do cérebro num modelo animal, conseguindo reverter os sintomas do autismo.

Trata-se da suramina, um inibidor de sinais purinérgicos das células, utilizado desde 1926 no tratamento da doença do sono, em África, e no combate a outras patologias parasitárias.

Face aos bons resultados, os especialistas da Universidade da Califórnia esperam dar início a um pequeno ensaio clínico com crianças autistas já no próximo ano.

Os cientistas americanos defendem que o autismo acontece porque as células ficam ‘presas’ num metabolismo defensivo que as torna incapazes de comunicar normalmente umas com as outras, o que pode interferir com o desenvolvimento e função do cérebro.

21 Março 2013
Atualidade

Ler edições anteriores
PUBLICIDADE
250
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

F3M cria equipa da felicidade

Envolver colaboradores de várias áreas na realização de eventos internos, estimular a criatividade e promover a motivação e a proximidade entre os mais de 100 funcionários é o principal objetivo da "Happy Team" (Equipa Feliz, em português), a mais recente iniciativa lançada pela F3M, empresa de referência nacional em Tecnologia.

Ler mais 11 Dezembro 2024
Atualidade

Até sempre Gonçalo Empis

A morte de Gonçalo Empis, diretor-geral da Carl Zeiss Vision em Portugal, foi anunciada no passado dia 16 de novembro. O mundo da ótica está, definitivamente, mais pobre.

Ler mais 5 Dezembro 2024
Atualidade