UM participa no “maior ensaio mundial” para travar miopia

Imagem da notícia: UM participa no “maior ensaio mundial” para travar miopia

O Centro de Física da Universidade do Minho (UM), com mais cinco centros do Canadá, Reino Unido, Singapura e Hong Kong, está a participar no “maior ensaio clínico mundial” para encontrar um dispositivo médico que trave a progressão da miopia, sem recurso a fármacos, anunciou a instituição no final do mês passado.

José González-Méijome, coordenador do Laboratório de Investigação em Optometria Clínica e Experimental (LIOCE) da UM, em declarações à Lusa, citadas pelo Jornal I, explicou que em causa estão lentes de contacto gelatinosas, descartáveis, que deverão ser usadas em crianças dos oito aos 12 anos: “se funcionarem como se espera, levarão a que o olho cresça menos e a miopia evolua menos, prevenindo alterações mais severas que podem comprometer a visão definitivamente”.

A participação da instituição nacional, de acordo com mesma fonte, deve-se à “relevância internacional” da investigação na área realizada pelo LIOCE. Os trabalhos, que agora se iniciaram, prolongar-se-ão pelos próximos três anos.

6 Dezembro 2012
Atualidade

Notícias relacionadas

Indústria dos Óculos evolui para idO

Após 13 anos de percurso no mercado nacional, a Indústria dos Óculos anunciou uma reformulação profunda da sua identidade corporativa, passando a apresentar-se ao mercado sob a marca idO. A mudança contempla um novo nome e uma imagem renovada, assinalando uma etapa de modernização estratégica para o grupo.

Ler mais 17 Setembro 2026
Atualidade

ZEISS lança campanha global para promover a saúde visual

A ZEISS Vision Care acaba de lançar uma nova campanha de marca à escala global com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da saúde visual e encorajar uma atitude mais proativa na prevenção e no cuidado com a visão ao longo da vida.

Ler mais 16 Setembro 2026
Atualidade