AAO diz que lentes cosméticas são altamente perigosas

Segundo a American Academy of Ophthalmology (AAO), as lentes de contacto cosméticas, usadas para tornar os olhos mais salientes, constituem “uma tendência nova e potencialmente perigosa entre os adolescentes e jovens adultos”.

A venda livre deste tipo de lentes está proibida desde 2005 e, apesar da necessidade de prescrição médica para as adquirir, elas podem comprar-se através da internet.

O comunicado de imprensa difundido pela AAO revela que “os consumidores correm sérios perigos ao comprarem lentes cosméticas sem receita médica. Trata-se de um dispositivo médico que requer prescrição, um ajuste adequado por parte do profissional e o compromisso do consumidor em relação ao cuidado apropriado”.

Os especialistas alertam também para “a inflamação e dor que podem ocorrer com uma adaptação inadequada das lentes, podendo conduzir a problemas mais graves, como queimaduras na córnea e infecções”.

As lentes “circulares”, que se estendem além da íris para que o olho pareça maior, tornaram-se populares entre os jovens, depois de a estrela ‘pop’ Lady Gaga as ter utilizado no seu videoclip Bad Romance.

 

28 Julho 2010
Atualidade

Ler edições anteriores

Notícias relacionadas

Bravewear ganha prémio na 1ª edição dos NOA

A marca de óculos Bravewear tem o orgulho de anunciar que foi premiada na 1ª edição dos National Optics Awards (NOA) realizada no dia 5 de Abril. A premiação aconteceu durante a gala que reuniu 270 pessoas da comunidade ótica, incluindo associados e fornecedores da CECOP.

Ler mais 29 Abril 2025
Atualidade

Boa Páscoa!

A equipa da ÓpticaPro deseja-lhe um uma Páscoa feliz e muito docinha. Que este seja um momento de união e celebração.

Ler mais 18 Abril 2025
Atualidade