Setor ótico italiano recupera níveis pré-pandemia

A primeira metade de 2021 suscitou a confiança dos profissionais óticos italianos: Os dados da ANFAO do período entre janeiro e junho antecipam um regresso completo aos níveis de 2019 já no final deste ano.
Neste cenário geral, os óculos italianos estão também a seguir esta tendência, com uma recuperação que parece estar a exceder as previsões para o início de 2021.
Em comunicado, a Associação Nacional de Fabricantes de Artigos Óticos (ANFAO) mostra que uma das principais características desta recuperação passa sobretudo pelas “armações óticas para exportação e as lentes oftálmicas no mercado interno estão a liderar a recuperação”. A ANFAO diz ainda que os “principais mercados de exportação de óculos italianos estão todos a mostrar um relançamento. Para alguns destes, as vendas de óculos já voltaram aos níveis pré-covid”.
“2020 foi um ano extremamente desafiante para o sector e para todo o nosso Sistema ANFAO – tanto para a Associação como para a nossa feira comercial líder da indústria: MIDO”, declarou Giovanni Vitaloni.
Para o Presidente da MIDO “2021 seria um ano de transição um pouco ténue, uma vez que esperámos para ver uma recuperação dos valores pré-Covid apenas em 2022. Os dados do primeiro semestre, tanto do consumo interno como, sobretudo, das exportações, permitiram-nos, em vez disso, ajustar as nossas previsões para melhor, a ponto de acreditar que poderíamos apenas atingir os níveis de 2019 até ao final deste ano”.
Com base nos resultados do primeiro semestre, a ANFAO reviu as suas previsões para 2021 em alta. Se as tendências se mantivessem constantes, o sector fecharia o ano num valor ligeiramente mais elevado (entre 0,5% e 1%) do que em 2019, tanto para as exportações como para a produção.
6 Outubro 2021
Atualidade