Pantone aposta no branco como Cor do Ano 2026
A cor pretende funcionar como “sussurro de calma e paz num mundo ruidoso”, oferecendo uma tela em branco para criatividade, serenidade e renovação.
A Pantone descreve “Cloud Dancer” como um branco neutro “etéreo, suave e arejado”, pensado para simbolizar serenidade e equilíbrio num mundo marcado pela hiperestimulação visual e digital. A escolha da cor “representa uma resposta ao cansaço cultural e à necessidade crescente de espaços e momentos de quietude”.
De acordo com o Pantone Color Institute, esta é a primeira vez desde 1999 que a Cor do Ano escolhida é um tom de branco, refletindo o desejo global por “paz num mundo ruidoso”.
Para Leatrice Eiseman, diretora‑executiva do instituto, “Cloud Dancer” oferece uma promessa de claridade: numa altura em que “a cacofonia que nos rodeia se tornou avassaladora, dificultando ouvir as vozes do nosso eu interior”, este branco é “uma declaração consciente de simplificação”, projetado para restaurar foco e quietude.
Laurie Pressman, vice‑presidente do instituto, acrescenta que “vivemos num tempo de transformação, em que estamos a reimaginar o nosso futuro e o nosso lugar no mundo”.
A cor Pantone do ano de 2026, é uma cor “estrutural fundamental cuja versatilidade serve de base para todo o espectro de cores, permitindo que todas elas se destaquem. Num mundo onde a cor se tornou sinónimo de expressão pessoal, este tom adapta-se, harmoniza e cria contraste, trazendo uma sensação de leveza e frescura a todos os ambientes”, vinca a Pantone.
6 Janeiro 2026
Atualidade

