F3M cresce em Portugal e Moçambique
Uma tendência de crescimento acentuada em 2025 e que se deverá manter no próximo ano. A F3M tem vindo a reforçar a sua posição com novas soluções para a saúde e mercado têxtil, assim como na consultoria especializada em áreas emergentes como a Segurança no Ciberespaço, a Prevenção da Corrupção e a Proteção de Dados. A procura por formação certificada tem, também, motivado uma evolução positiva quer em Portugal, quer em Moçambique, país onde há perspetiva de crescimento da equipa e reforço de soluções tecnológicas com inteligência artificial.
Líder nos setores das óticas e economia social em Portugal, é para a saúde que a F3M tem canalizado alguns dos seus maiores e últimos investimentos. Em comparação a 2020, o crescimento nesta área foi de 40%, de 32% face a 2022 e, em relação a 2024, foi de 17%. Disponibilizar aos profissionais do setor uma oferta tecnológica completa e integrada tem sido o principal objetivo.
“Para estes bons resultados é importante realçar o impacto da entrada no mercado do Processo Clínico e Social, a mais recente solução tecnológica para este setor, mas também o crescimento de 80% de utilizadores na plataforma MpDS – Wounds (feridas) e um crescimento de 20% na Prescrição Eletrónica de Medicamentos e Exames. O Processo Clínico e Social veio completar um ciclo iniciado há alguns anos, que tem como principal objetivo entregar aos profissionais de saúde uma solução completa. Tem sido o grande fator de crescimento desta área”, revela Pedro Fraga, fundador da F3M.
Num mercado onde prevê crescer 17% em 2026, há a destacar a contínua migração de um vasto conjunto de clientes para soluções cloud: “Cerca de 70% dos clientes de saúde da F3M já trabalham com soluções cloud”, acrescenta o responsável.
A contribuir para os resultados positivos da tecnológica estão também os investimentos nas áreas das óticas e do têxtil, cujo crescimento do volume de negócios se situa, este ano, perto dos 10%.
Ao nível dos serviços, destacam-se a consultoria especializada e à medida para empresas e instituições e a formação certificada, áreas que registaram também uma franca evolução. Face a 2024, o crescimento foi de 30%, estimando-se igualmente resultados muito positivos para 2026. “Este resultado representa o dobro dos valores alcançados em 2023 e o triplo face a 2021”, indica Pedro Fraga.
“Nesta área, temos em curso um número muito significativo de serviços de consultoria provenientes de processos de implementação e acompanhamento de compliance ao Regime Jurídico da Segurança do Ciberespaço (RJSC), Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC) e Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD). Nesta vertente, a nossa atuação tem-se estendido a todo o território nacional, do continente às ilhas”, salienta o fundador da empresa.
Na formação certificada e à medida, os números são também expressivos: desde o início do ano, há já registo de mais de 9500 participantes em 441 ações, entre presenciais, online e mistas. Em 2025, contabilizaram-se mais 167 sessões formativas, representando um crescimento superior a 45% face a 2024. “Este projeto encontra bases sólidas numa bolsa de formadores de qualidade e notoriedade reconhecida, bem como nas parcerias com diversas personalidades e entidades do ensino superior”, explica ainda o responsável.
F3M Moçambique: oferta tecnológica com IA será “prioridade”
Na F3M Moçambique, o crescimento situa-se, este ano, na casa dos 11%, uma linha ascendente que se prevê manter em 2026, ano em que se estima, também, um possível aumento da equipa, atualmente com dez colaboradores.
A empresa prevê também, para o próximo ano, um reforço ao nível do software com inteligência artificial (IA) em resposta a uma elevada procura por estas novas tecnologias: “A migração de clientes, sobretudo da área empresarial, para as novas ferramentas já com suporte de IA será uma das prioridades de 2026”, sintetiza ainda Pedro Fraga.
28 Novembro 2025
Atualidade

