Shamir celebra “Mês da Visão” com sensibilização para a saúde ocular
Entre as ações previstas, destaca-se a parceria com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, que acolherá nos seus serviços centrais, na Asprela, dois dias focados na promoção da saúde visual, com rastreios e consultas de avaliação completa. Para esta iniciativa, a Shamir disponibilizará, a 9 e 10 de outubro, o “Shamir On Road”, unidade móvel de rastreios. Os exames serão realizados pelos alunos da licenciatura de Ortóptica, abrangendo a comunidade académica: alunos, professores e ainda os membros da presidência da instituição.
Os participantes serão submetidos a um conjunto de exames não invasivos que permitirão avaliar de forma abrangente a sua saúde ocular. Além dos testes de acuidade visual, está prevista a realização de retinografias e de tomografias de coerência óptica, fundamentais para a deteção precoce de eventuais alterações oculares. No final de cada rastreio, os resultados serão entregues individualmente aos participantes, que, sempre que sejam detectadas alterações relevantes, poderão ser aconselhados a consultar um oftalmologista.
A esta ação junta-se, pelo segundo ano consecutivo, a grande campanha de rastreios visuais no Colégio Júlio Dinis, no Porto, em colaboração com a Óptica Bela Visão. Entre 14 e 17 de outubro, a iniciativa permitirá a avaliação de centenas de alunos, estando igualmente aberta à participação de professores, pais e outros membros da comunidade escolar. Para dar resposta a todos os interessados, a unidade móvel “Shamir on Road” estará também presente no local, ao longo dos quatro dias, assegurando todas as condições para a realização dos rastreios.

“O que vemos hoje é o que guardamos para sempre dentro de nós”
Estas atividades inserem-se numa agenda mais ampla que a Shamir projetou para o “Mês da Visão”, que já arrancou com rastreios no evento Estoril Classics 2025 e conta ainda com a promoção de uma campanha de sensibilização multicanal.
A Campanha multicanal estará visível em cerca de 300 mupis digitais e nas redes sociais da marca, alertando para a importância de cuidar da saúde visual.
No centro da ação está um vídeo – disponível na sua versão original em plataformas digitais e adaptado para os mupis – que revela fragmentos do dia a dia, como afetos, olhares, brindes e sorrisos. O vídeo termina com um apelo claro à prevenção: “Cuide da sua visão”. Apostando numa linguagem acessível, a comunicação sublinha o papel essencial da visão na vivência plena de cada momento.
No total, prevê-se que venham a ser realizados cerca de 500 rastreios visuais gratuitos ao longo do mês de outubro, reforçando o papel ativo da Shamir na promoção da saúde ocular e na sensibilização junto das comunidades académicas e da sociedade em geral.
9 Outubro 2025
Visão

