“O princípio base é o da continuidade”

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Foi a 4 de junho que a Assembleia Geral da Associação Nacional dos Ópticos (ANO) se reuniu para a votação do Relatório de Actividades e Contas 2024 e para a eleição de novos órgãos sociais para o triénio 2025/27. Falámos com José Carlos Cardoso, o novo presidente da ANO, que nos traçou o plano de ação para os próximos dois anos. 

Quais são os valores e princípios que guiam esta nova equipa na liderança da ANO? 

O princípio base é o da continuidade. Pretendemos dar seguimento às linhas-mestras definidas pela anterior direção, pois acreditamos que foi feito um bom trabalho, que garantiu que a ANO dependesse apenas da quotização e das comissões de intermediação de acordos para garantir os custos fixos. Além disso, e como comunicámos aos associados, a nossa liderança assentará em mais sete valores (todos com a letra “C” que designou a nossa lista candidata às eleições): compromisso, coerência, consciência, cooperação, clareza e comunicação. 

Que objetivos têm definidos para este novo mandato? 

Debaixo de cada um dos valores estabelecidos por nós para liderar a Associação Nacional dos Ópticos, definimos variados objetivos para o nosso mandato, nomeadamente: estabelecer protocolos com sistemas e subsistemas de saúde para os associados da ANO, reforçando a notoriedade do setor através de iniciativas como: cheque-óculos e revisão estatutária ANO; apostar na divulgação e formação da importância dos Dispositivos Médicos (e respetivas UDI) por nós comercializados, sem esquecer a luta contra a venda de pré-graduados fora das óticas e à contrafação. Pretendemos cooperar com as associações congéneres e do mesmo setor (APLO, APOR e UPOOP), no sentido de apoiar a regulamentação da profissão de optometria em Portugal, em articulação com organismos internacionais: ECOO e WCO. Internamente, estaremos ainda focados nas ligações com a ASAE, Infarmed e CCP. Ainda na base da cooperação, iremos manter o contacto e apoio às instituições de ensino com cursos profissionais de ótica: Casa Pia de Lisboa, INETE e Escola Profissional Gustave Eiffel. Na forma como faremos a comunicação com os associados, pretendemos auscultar sempre os inputs dos mesmos, lançando inquéritos frequentes, solicitando o que gostariam de ver feito pela ANO. Na área da formação, focaremos as ações formativas para os associados ANO. Já na comunicação, a aposta será na promoção da campanha da marca ÓPT – Ópticos Portugueses, bem como desenvolver novas estratégias de comunicação interna para a captação de novos associados. Estaremos ainda dedicados à promoção da plataforma de validação dos certificados de lentes para o consumidor e na melhoria do Portal ANO, tendo em conta as necessidades dos associados. 

Leia a entrevista completa na ÓpticaPro na nova edição da ÓpticaPro.

25 Setembro 2025
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