TOP 300: Óticas em 2023
Se consultarmos os dados oficiais publicados pelo Banco de Portugal, e aproveitando as palavras de um dos nossos testemunhos, podemos concluir que “estamos num mercado em expansão, mas com um aumento significativo de alguns custos específicos (que parece ter acentuado em 2024). 4,5 % de crescimento de faturação global num mercado maduro como o da ótica não pode deixar de ser uma boa notícia para o setor.
O aumento das taxas de juro resultou simultaneamente num aumento de custo de financiamento (3,3% para 5,5%) e num menor acesso a empréstimos (em 2022, os financiamentos representavam em média 21,6% do ativo e caiu em 2023 para 16,1%). De resto, podemos dizer que o mercado ótico mantém uma percentagem elevada de microempresas, com apenas 13 empresas caracterizadas como médias”.
No ano transato, continuámos a assistir a uma enorme concentração do setor em grupos de ótica e à procura de muitas insígnias com peso no mercado para alargar a presença em novas localizações. Mais, se olharmos para os últimos anos vemos um crescimento acentuado de estabelecimentos de ótica face à diminuição da população em Portugal (comparativo com o último Censo), traduzindo-se em maior concorrência e disputa do mesmo mercado e espaço.
Leia mais sobre este relatório exclusivo para profissionais na ÓpticaPro 259.
10 Janeiro 2025
Publicações