TOP 300: Óticas em 2023

Imagem da notícia: TOP 300: Óticas em 2023

Se consultarmos os dados oficiais publicados pelo Banco de Portugal, e aproveitando as palavras de um dos nossos testemunhos, podemos concluir que “estamos num mercado em expansão, mas com um aumento significativo de alguns custos específicos (que parece ter acentuado em 2024). 4,5 % de crescimento de faturação global num mercado maduro como o da ótica não pode deixar de ser uma boa notícia para o setor.

O aumento das taxas de juro resultou simultaneamente num aumento de custo de financiamento (3,3% para 5,5%) e num menor acesso a empréstimos (em 2022, os financiamentos representavam em média 21,6% do ativo e caiu em 2023 para 16,1%). De resto, podemos dizer que o mercado ótico mantém uma percentagem elevada de microempresas, com apenas 13 empresas caracterizadas como médias”.

No ano transato, continuámos a assistir a uma enorme concentração do setor em grupos de ótica e à procura de muitas insígnias com peso no mercado para alargar a presença em novas localizações. Mais, se olharmos para os últimos anos vemos um crescimento acentuado de estabelecimentos de ótica face à diminuição da população em Portugal (comparativo com o último Censo), traduzindo-se em maior concorrência e disputa do mesmo mercado e espaço.

Leia mais sobre este relatório exclusivo para profissionais na ÓpticaPro 259.

10 Janeiro 2025
Publicações

Ler edições anteriores
PUBLICIDADE
250
PUBLICIDADE
250
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

Grupos de ótica presentes no mercado português

Segundo o Euromonitor International, o retalho em Portugal em 2023 registou um crescimento positivo, apesar da geral diminuição do poder de compra dos consumidores. O setor ótico, apesar de os consumidores agirem com alguma cautela, continua a registar um crescimento significativo.

Ler mais 4 Novembro 2024
Publicações

Conselheiros da Visão no Ranking Facebook

"As redes sociais têm um impacto muito importante no posicionamento dos Conselheiros da Visão (CV), pois permitem fomentar a relação e interação com os clientes e com os nossos cooperadores”, começa por dizer Pedro Soares, presidente do conselho de administração dos CV.

Ler mais 19 Setembro 2024
Publicações

Óculos Para Todos no Ranking Facebook

"Uma gestão inteligente das redes sociais passa pelo aproveitamento do "alcance digital", só possível por estas vias, para passar ao consumidor a comunicação precisa", revela Alexandre Lopes, CEO e fundador da Óculos Para Todos.

Ler mais 16 Setembro 2024
Publicações