ÓpticaPro 257 – Especial Grupos

A ÓpticaPro 257, edição dedicada aos grupos de ótica presentes no mercado português, já se encontra disponível.
Como fazemos todos os anos procuramos mantê-lo informado e trazemos até si a situação atual
do setor. Este trabalho depende também da colaboração dos grupos de ótica, já que, sozinhos, não teríamos capacidade de recolher esta informação minuciosa que aqui apresentamos.
Em 2023, o setor do retalho em Portugal apresentou um crescimento positivo, mesmo com a diminuição do poder de compra dos consumidores. Impulsionado pelas altas taxas de inflação e pelo retorno do turismo, que beneficiaram especialmente as lojas de conveniência e de produtos generalizados. A pandemia de Covid-19 mudou os hábitos de compra, levando muitos consumidores a migrarem para o comércio eletrónico. No entanto, com o fim das restrições em 2022 e 2023, houve um retorno significativo às lojas físicas, o que desafiou as vendas dos retalhistas online.
A experiência de compra tornou-se um elemento crucial na estratégia do retalho, com investimentos em inovação digital e tecnologia para melhorar a experiência em loja. No setor da ótica, o mercado de eyewear está a regressar aos padrões de consumo pré-pandemia em 2024.
Aceda à edição aqui.
18 Outubro 2024
Revista