Rastreios realizados pela Shamir revelam falta de correção visual

Imagem da notícia: Rastreios realizados pela Shamir revelam falta de correção visual

No âmbito do Dia Mundial da Visão, a Shamir Optical Portugal realizou um rastreio visual na zona do Porto. A amostra foi de, aproximadamente, quatro dezenas de pessoas e demonstrou que mais de metade dos inquiridos utiliza óculos, indicando uma prevalência significativa de correção visual na população. A análise detalhada revelou que 62% daqueles que usam óculos necessitam de fazer uma atualização da sua prescrição, sugerindo uma possível subutilização de óculos adequados entre os inquiridos.

É de salientar, ainda, que 75% dos inquiridos que não utilizam óculos admitiram ter dificuldades visuais. Este dado ressalta a importância da consciencialização e do acesso a rastreios visuais para identificar e abordar as necessidades visuais. Relativamente à faixa etária, esta também desempenha um papel significativo, visto que 66% dos inquiridos apresentou uma idade superior a 60 anos. Dados que destacam a importância de reforçar a aposta em programas de rastreio visual direcionados para faixas etárias mais elevadas, considerando as necessidades específicas de cuidados visuais desse grupo.

Os resultados do estudo realizado pela Shamir apontam para a importância de ações preventivas e educativas no âmbito da saúde visual, visando alertar para a correção visual e incentivando a adoção de medidas corretivas adequadas. Estas conclusões servirão, assim, como base para iniciativas futuras destinadas a promover uma melhor saúde ocular da população portuguesa.

5 Janeiro 2024
Visão

PUBLICIDADE
Oporto Optics Summit 2024
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

CV lançam linha exclusiva de líquidos de manutenção

A pensar na saúde ocular dos seus clientes, os Conselheiros da Visão (CV) lançaram, no passado mês de novembro, a sua gama exclusiva de líquidos de manutenção, compatível com todos os usuários de lentes de contacto, aumentando assim a oferta aos seus clientes no que toca a produtos de contactologia.

Ler mais 5 Dezembro 2023
Grupos de óticaVisão

MultiOpticas: Dolores Aveiro e Fernando Daniel assinalam mês da visão

No Mês da Visão, a MultiOpticas sensibiliza para a importância da saúde visual e para a sua prevenção junto dos mais jovens. Dolores Aveiro e Fernando Daniel inspiram jovens da Academia do Johnson com o objetivo de aliar a importância da visão ao desenvolvimento físico e social das crianças.

Ler mais 13 Outubro 2023
Visão

Dia Mundial da Visão alerta para os problemas oculares no trabalho

A Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1998, celebra o Dia Mundial da Visão, que tem como objetivo chamar a atenção para os problemas da visão, como a cegueira e a deficiência visual. Este ano, o Dia Mundial da Visão, celebra-se hoje, 12 de outubro, sob o lema “Love Your Eyes at Work”.

Ler mais 12 Outubro 2023
Visão