Pós-Graduação em Gestão de Ótica é nova aposta da Universidade Europeia

Imagem da notícia: Pós-Graduação em Gestão de Ótica é nova aposta da Universidade Europeia

Fazendo face a uma lacuna no mercado da ótica, a Universidade Europeia, em parceria com a Alain Afflelou, criou uma Pós-Graduação em Gestão de Ótica, estruturada para as necessidades do setor. A ÓpticaPro conversou com o diretor-geral da Afflelou, Miguel Alves, e com o professor responsável pela conceção e coordenação desta especialização, José Manuel Fonseca, em vésperas da primeira edição, com início previsto para outubro.

Como surgiu esta iniciativa de criar uma Pós-Graduação em Gestão de Ótica na Universidade Europeia?

Miguel Alves: Ao longo dos tempos temos verificado que alguns negócios naufragam, não por incapacidade dos seus mentores, no que diz respeito à área técnica específica do setor, mas por algumas debilidades no que à gestão diz respeito. Neste sentido, considerámos que tínhamos a obrigação de fazer algo concreto para ajudar todos aqueles que seguem o seu sonho, mas que ainda não possuem todas as ferramentas necessárias e adequadas para poderem navegar nas águas, por vezes, turbulentas, mas fascinantes do empreendedorismo. Conhecendo bem a Universidade Europeia e o seu posicionamento nacional e internacional, lançamos o desafio, que foi prontamente aceite.     

José Manuel Fonseca: Esta associação surgiu no quadro de uma linha estratégica da Universidade Europeia de procurar estas colaborações, a Europeia foi contactada pela Afflelou no sentido de colaborarmos na elaboração de uma Pós-Graduação especificamente pensada para o setor da ótica e em pouco tempo delineamos um curso que atende às necessidades do setor do ponto de vista das grandes questões da gestão de lojas ou cadeias de lojas nesta atividade.

Há muito que se justificava no mercado da ótica? 

MA: Sabemos que alguns player’s já desenvolveram iniciativas formativas em gestão enquadradas no setor, e que foram, em si, uma grande ajuda na capacitação dos empreendedores na orientação do seu negócio. Mas, na nossa opinião, é importante ir um pouco mais além e complementar o que já foi feito até aqui. Por esta razão, e num contexto evolutivo do setor, apostamos na criação de um curso de Pós-Graduação que permita, a todos os interessados, um conhecimento mais aprofundado das matérias e problemáticas, e ao mesmo tempo, enriquecer o seu curriculum académico.

JMF: Vem adicionar saberes que contribuem para o fortalecimento da sustentabilidade dos negócios. De modo frequente iniciativas empreendedoras soçobram não por incapacidade das pessoas nas áreas técnicas e científicas em que se inserem, mas porque áreas cruciais de gestão tendem a ser ignoradas. Por exemplo, confunde-se muitas vezes o lucro económico ou a margem bruta com o lucro financeiro, o que conduz a tomada de decisões erradas em termos de gestão de stocks ou de escolha de produtos tendo em conta modelos de procura. Adicionalmente vivemos tempos de grandes transformações para modelos híbridos de negócio em que o online e a localização física são ambas realidades importantes que importa atender. Os fatores humanos são de igual modo questões a refletir e a utilizar por forma a gerar vantagens competitivas. Saliente-se que a Pós-Graduação finaliza com um módulo liderado por uma pessoa com amplo e relevante percurso empreendedor que visa aconselhar, ajudar e dirigir os formandos na elaboração do seu próprio projeto pessoal evitando que comentam erros e passos em falso que são habituais em projetos empresariais ou que poderá ajudar as pessoas que não buscando uma atividade empresarial queiram sedimentar o que aprenderam na Pós-Graduação num plano concreto de desenvolvimento pessoal melhorando a sua empregabilidade e ou possibilidade de progressão na carreira.

Qual a carga horária e quais as principais temáticas a abordar?

MA: Trabalhamos com a Universidade Europeia num programa o mais abrangente possível, por forma a oferecer os temas chave para o sucesso do negócio. Neste contexto, esta Pós-Graduação abordará temas como a gestão financeira, a gestão de operações, a gestão de vendas, o marketing, sem esquecer a gestão de pessoas. Como a maioria das Pós-Graduações, esta terá 128 horas (16 ECTS) e decorrerá durante um ano letivo, em regime noturno. Por forma a minimizar o impacto deste esfoço, as aulas serão uma vez por semana, num regime misto, isto é, presencial e/ou online. Neste capítulo, a Universidade Europeia está extremamente bem preparada. As suas salas estão equipadas com modernos equipamentos o que permite aos alunos poderem assistir às aulas onde quer que estejam, como se estivessem presentes em sala.

Leia a entrevista na íntegra na ÓpticaPro 217.

30 Agosto 2021
AtualidadeEntrevistas

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble
PUBLICIDADE
.....nome do evento, marca, etc.....
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas

Brandsday Opticalia revelou as novas “tendências” eyewear do grupo ótico

A reunião com os seus associados foi o mote para a apresentação das novas coleções do universo Opticalia. 720 modelos estiveram em exposição, representativos de 13 marcas exclusivas da Opticália, num evento realizado esta quinta-feira (16 setembro) no edifício Indulgent, no Porto.

Ler mais 17 Setembro 2021
AtualidadeEventos e formaçãoGrupos de óticaÓculos