Conselho Mundial de Optometria aprova resolução sobre a miopia

Imagem da notícia: Conselho Mundial de Optometria aprova resolução sobre a miopia

O Conselho Mundial de Optometria (OMA) aprovou por unanimidade uma resolução que aconselha os optometristas a incorporar um padrão de cuidados para a gestão da miopia nas suas práticas, para além do seu compromisso de enfrentar a epidemia global da miopia infantil.

Paul Folkesson, presidente do Conselho Mundial de Optometria, revela que “com mais de cinco mil milhões de pessoas a serem afetadas pela miopia até 2050, a comunidade optométrica global deve aumentar os seus esforços para combater esta questão de saúde pública”.

A resolução define o padrão de cuidados baseado em provas como sendo constituído por três componentes principais:

  • Mitigação – optometristas que educam e aconselham pais e filhos, durante os primeiros e regulares exames oftalmológicos, sobre o estilo de vida, dieta, e outros fatores para prevenir ou atrasar o aparecimento da miopia.
  • Medição – optometristas que avaliam o estado de um paciente durante exames regulares de visão abrangente e saúde ocular, tais como a medição do erro refrativo e do comprimento axial sempre que possível.
  • Gestão – optometristas que abordam as necessidades atuais dos pacientes, corrigindo a miopia, enquanto fornecem intervenções baseadas em provas (por exemplo, lentes de contacto, óculos, produtos farmacêuticos) que retardam a progressão da miopia, para uma melhor qualidade de vida e uma melhor saúde ocular hoje e no futuro.

A resolução aconselha também os optometristas a incorporarem na sua prática o padrão de cuidados para a gestão da miopia, que passa da simples correção da visão para a gestão da condição, e inclui também a educação pública e discussões frequentes e precoces com os pais que explicam: o que é a miopia; quais os fatores de estilo de vida que podem impactar a miopia; os riscos acrescidos para a saúde ocular a longo prazo que a miopia traz consigo e as abordagens disponíveis que podem ser utilizadas para gerir a miopia e retardar a sua progressão.

A OMA e a CooperVision, anunciaram recentemente uma parceria global para aumentar a consciência da progressão da miopia e encorajar os optometristas a abraçar um padrão de cuidados para gerir a condição. A parceria pretende incluir recursos e programação multilingues de gestão da miopia que atualmente não têm sido amplamente acessíveis ou ativamente abordados em certos sectores, ou países.

21 Abril 2021
AtualidadeVisão

PUBLICIDADE
Bausch Lomb

Notícias relacionadas

Barcelona Specs muda-se para setembro

Inicialmente prevista para este mês de maio, a exposição da cidade condal está agora agendada para 3 e 4 de setembro de 2022. Mais de 30 marcas reservaram já lugar para a feira presente no coração da cidade de Barcelona, no Pavilhão Italiano, Fira Montjuic, Plaça d’Espanya.

Ler mais 24 Maio 2022
AtualidadeEventos e formaçãoÓculos

Copenhagen Specs, o “paraíso” das marcas independentes

A feira de ótica realizada na Escandinávia, Copenhagen Specs, abriu portas a 5 e 6 de março. Depois de um longo período “parado”, à conta da Covid-19, o evento dinamarquês reuniu as marcas eyewear independentes em Lokomotivværkstedet e recebeu apaixonados por óculos de vários países.

Ler mais 24 Maio 2022
AtualidadeEventos e formação