Estudo: Opinião dos pais e dos profissionais sobre o tratamento da miopia

Imagem da notícia: Estudo: Opinião dos pais e dos profissionais sobre o tratamento da miopia

A prevalência da miopia está a aumentar em todas as regiões do mundo. A miopia não só tem impacto na visão, como também aumenta o risco de doenças que ameaçam a visão, tais como o descolamento da retina, cataratas e a maculopatia miópica. Em resposta a esta questão global de saúde pública, que já tem uma prevalência de aproximadamente 50% em algumas regiões, vários organismos especializados apresentaram linhas orientadoras e outros materiais para apoiar o tratamento da miopia na prática clínica. 

Dada a importância da comunicação entre os pais e os profissionais da visão, a noção da compreensão e das posições destas partes pode ser de grande ajuda. Neste questionário, dividido em duas partes, analisamos o conhecimento, a compreensão e as opiniões atuais dos prestadores de cuidados primários e os profissionais da visão sobre a miopia e o seu tratamento.

Na primeira parte deste debate sobre a posição em relação à miopia e ao seu tratamento, os autores Zoe Bull, Caroline Gaskin & Elizabeth Lumb analisam a perceção, o entendimento e as opiniões dos pais. Em suma, vimos que os pais precisam de ser esclarecidos sobre os riscos associados à miopia e que esperam que os profissionais da visão expliquem todas as opções disponíveis para o tratamento da miopia. A segunda parte da análise apresenta as conclusões de um inquérito webinar que abordou as práticas correntes do controlo da miopia e os pontos de vista dos profissionais da visão. 

Nota: As duas partes deste artigo foram primeiramente publicadas na revista Optician do Reino Unido: Bull Z, Gaskin C and Lumb E. Parent and practitioner opinions on myopia management – part 1. Optician 02 Agosto 2019; 27-31 e Lumb E and Sulley A. Parent and practitioner opinions on myopia management – part 2. Optician 23 Agosto 2019; 26-28

Artigo completo na ÓpticaPro 209. Não perca!

21 Outubro 2020
Atualidade

Notícias relacionadas

MultiOpticas marca presença no Rossio Fashion Day

A Praça D. Pedro IV, no Rossio, transforma-se numa passerelle a céu aberto para receber hoje, pelas 18h30, mais uma edição do Rossio Fashion Day. A MultiOpticas vai ser uma das marcas presentes na iniciativa promovida pela Associação de Dinamização da Baixa Pombalina (ADBP), da qual faz parte.

Ler mais 24 Setembro 2026
Atualidade

WxW, o acetato transformado em arte

A equipa da ÓpticaPro foi convidada a conhecer por dentro uma das últimas fábricas portuguesas que faz óculos como peças de coleção. Luís Moreira, engenheiro e gestor industrial de formação, é o mentor deste projeto.

Ler mais 21 Setembro 2026
Atualidade

Indústria dos Óculos evolui para idO

Após 13 anos de percurso no mercado nacional, a Indústria dos Óculos anunciou uma reformulação profunda da sua identidade corporativa, passando a apresentar-se ao mercado sob a marca idO.

Ler mais 17 Setembro 2026
Atualidade