Estudo: Opinião dos pais e dos profissionais sobre o tratamento da miopia

Imagem da notícia: Estudo: Opinião dos pais e dos profissionais sobre o tratamento da miopia

A prevalência da miopia está a aumentar em todas as regiões do mundo. A miopia não só tem impacto na visão, como também aumenta o risco de doenças que ameaçam a visão, tais como o descolamento da retina, cataratas e a maculopatia miópica. Em resposta a esta questão global de saúde pública, que já tem uma prevalência de aproximadamente 50% em algumas regiões, vários organismos especializados apresentaram linhas orientadoras e outros materiais para apoiar o tratamento da miopia na prática clínica. 

Dada a importância da comunicação entre os pais e os profissionais da visão, a noção da compreensão e das posições destas partes pode ser de grande ajuda. Neste questionário, dividido em duas partes, analisamos o conhecimento, a compreensão e as opiniões atuais dos prestadores de cuidados primários e os profissionais da visão sobre a miopia e o seu tratamento.

Na primeira parte deste debate sobre a posição em relação à miopia e ao seu tratamento, os autores Zoe Bull, Caroline Gaskin & Elizabeth Lumb analisam a perceção, o entendimento e as opiniões dos pais. Em suma, vimos que os pais precisam de ser esclarecidos sobre os riscos associados à miopia e que esperam que os profissionais da visão expliquem todas as opções disponíveis para o tratamento da miopia. A segunda parte da análise apresenta as conclusões de um inquérito webinar que abordou as práticas correntes do controlo da miopia e os pontos de vista dos profissionais da visão. 

Nota: As duas partes deste artigo foram primeiramente publicadas na revista Optician do Reino Unido: Bull Z, Gaskin C and Lumb E. Parent and practitioner opinions on myopia management – part 1. Optician 02 Agosto 2019; 27-31 e Lumb E and Sulley A. Parent and practitioner opinions on myopia management – part 2. Optician 23 Agosto 2019; 26-28

Artigo completo na ÓpticaPro 209. Não perca!

21 Outubro 2020
Visão

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas

Zeiss abre primeiro Centro de Visão em Espanha

Um novo modelo de negócio baseado num conceito óptico inovador e diferente resultante da colaboração entre ZEISS, o especialista em óptica de precisão e profissionais de visão, óptico-optometristas, ópticos independentes e proprietários de empresas.

Ler mais 8 Outubro 2021
AtualidadeVisão

MultiOpticas oferece “Cheques Visão” a crianças por todo o país

A MultiOpticas está a promover uma ação de solidariedade a nível nacional, oferecendo “Cheques Visão”, a mais de 1000 crianças, por todo o país. No Mês da Visão (outubro), a marca pretende destacar a importância da visão para o sucesso escolar. Dolores Aveiro, embaixadora da marca, esteve presente no arranque da ação que teve lugar na Madeira.

Ler mais 1 Outubro 2021
AtualidadeGrupos de óticaVisão

MultiOpticas assinala Dia Mundial da Literacia no Sabugal

A Iniciativa “Ver bem para aprender melhor" realiza-se na freguesia do Casteleiro, Sabugal (Beira Alta), com oferta de rastreios visuais, óculos graduados à população com maiores dificuldades socioeconómicas e livros pedagógicos para ensinar a ler e a escrever.

Ler mais 8 Setembro 2021
AtualidadeEventos e formaçãoVisão