UBI: a inovação como marca do ensino nas áreas da saúde
Optometria e Ciências da Visão é um dos exemplos da estratégia da Universidade da Beira Interior (UBI) de apostar na inovação. Aquele que é um dos cursos mais antigos da academia integra a oferta da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e tem demonstrado uma evolução permanente na preparação científica e prática dos seus alunos. Um processo fundamental na área da saúde, que impõe a atualização permanente de métodos e conhecimentos, vincado nos restantes cursos da FCS, disponíveis no Concurso Nacional de Acesso: Ciências Biomédicas, Ciências Farmacêuticas e Medicina.
Em comunicado na sua página de facebook, a UBI afirma que “nos últimos anos os estudantes que escolhem Optometria e Ciências da Visão têm a oportunidade de aprender de acordo com os melhores padrões europeus, depois da adaptação do plano de estudos às recomendações do European Council of Optometry and Optics (ECOO). Desta forma, um optometrista formado na UBI tem conhecimentos equiparados àquilo que é aconselhado pelos especialistas europeus neste campo”.
Além disso, o processo de aprendizagem envolve os estudantes em inúmeras atividades práticas nos laboratórios das áreas de anatomia, biologia ou ótica ocular, por exemplo, e na aplicação dos conhecimentos a contextos reais na clínica universitária da UBI e nos rastreios às populações, que resultam de parcerias estabelecidas com entidades da região. “Essa excelente preparação dos diplomados faz com que sejam profissionais de saúde bastante requisitados no mercado de trabalho. Entre as possibilidades de carreira mais comuns estão a prática em clínicas de optometria ou oftalmologia ou na indústria de equipamentos relacionados com a visão”.
Saiba mais aqui.
21 Agosto 2020
Eventos e Formação