O mercado ótico em Portugal

Imagem da notícia: O mercado ótico em Portugal

Desde que a ÓpticaPro nasceu, em 2005, temos assistido na “fila da frente” à evolução do setor, com o aparecimento de novos estabelecimentos todos os anos. O mais recente estudo “Distribuição de Óptica”, levado a cabo por uma consultora especializada, mostra que em maio de 2019 operavam em Portugal 1.845 óticas. Atualmente, serão cerca de 2.020 as empresas ativas no nosso país. 

Porém, o mercado não evoluiu apenas em número de estabelecimentos. A natureza das próprias lojas mudou. Ou seja, dado este crescimento exponencial nos últimos anos, verificou-se naturalmente um aumento da concorrência no setor e consequentemente uma crescente agressividade em termos de ofertas e descontos. Esta situação levou ao desaparecimento de muitos estabelecimentos independentes, na sua maioria de natureza familiar, incapazes de sobreviver num cenário de intensa rivalidade e pressão em relação às margens. Muitas dessas óticas acabaram por integrar grandes grupos de compras ou redes de franquias. 

De salientar ainda que, em 2005 – quando surgiu a ÓpticaPro – 60% das óticas pertenciam a grandes cadeias e, no ano passado, a percentagem situava-se nos 95%, representando 1.747 óticas associadas a grupos. Em 2018, os cinco principais grupos de ótica representavam uma quota de mercado de 57%, valor que sobe para 75% se forem considerados os dez primeiros.

Leia o artigo completo na ÓpticaPro 203.

14 Abril 2020
Atualidade

Ler edições anteriores
PUBLICIDADE
250
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

APLO tem nova direção

A Lista X, liderada por João Caetano, foi a vencedora das eleições para os órgãos sociais da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO). A votação ocorreu no passado sábado, dia 9 de novembro, numa eleição que contou com 607 membros a decidirem o futuro da associação.

Ler mais 12 Novembro 2024
Atualidade