Covid-19: UC desenvolve e produz viseiras de proteção

Juntando-se ao esforço coletivo de muitos setores da sociedade no combate contra a doença causada pelo novo coronavírus, a Universidade de Coimbra (UC) está a trabalhar na produção em larga escala de viseiras de proteção para os profissionais de saúde.
Uma equipa de investigadores e alunos, liderada por Norberto Pires, do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, desenvolveu um modelo de viseira, de fácil produção e montagem, que disponibilizou livremente para ser utilizado por qualquer cidadão no fabrico (através de impressoras 3D) deste material de proteção.
“Com a disponibilização livre deste modelo de viseira, a Universidade desafia a comunidade a envolver-se e produzir, na medida das suas possibilidades, viseiras com as suas impressoras 3D para oferecer aos serviços de saúde da sua região. Para além disso, reconhecendo a necessidade de maior volume, envolvemos empresas de moldes e injeção de plástico que, num espírito de cooperação que muito nos sensibilizou, se prontificaram a ajudar na produção em massa destas viseiras. Mobilizar a sociedade com a nossa inovação e disponibilidade, contribuindo assim para uma sociedade mais desenvolvida e solidária, é um dos objetivos da Universidade de Coimbra”, frisa Norberto Pires.
Saiba mais aqui.
31 Março 2020
Atualidade