OrCam MyEye, uma das 100 melhores invenções de 2019

Imagem da notícia: OrCam MyEye, uma das 100 melhores invenções de 2019

Em Portugal existem aproximadamente 160 mil pessoas cegas e 900 mil cidadãos com dificuldades de visão. Foi a pensar neles que a OrCam Technologies desenvolveu dois inovadores dispositivos de auxílio visual que permite ao utilizador executar funções do dia a dia como ler, reconhecer cores, dinheiro e caras, convertendo esta informação em áudio.

Selecionado pela revista norte-americana TIME como uma das 100 melhores invenções de 2019, combinando o poder da visão artificial com um dispositivo do tamanho do seu dedo, adequado para qualquer pessoa, de qualquer idade ou nível de visão, o OrCam MyEye é o único dispositivo portátil de tecnologia de assistência que é capaz de seguir o olhar do utilizador, permitindo uma utilização mãos-livres. Existem duas versões do produto: uma que permite o reconhecimento facial, a leitura e a identificação de produtos (OrCam MyEye) e outra que apenas permite a leitura (OrCam MyReader). 

Fundada em 2010 pelos empreendedores israelitas Amnon Shashua e Ziv Aviram, ao se aperceberam que a sua tecnologia revolucionária poderia ajudar indivíduos com dificuldades visuais, a OrCam encarnou a missão de explorar o potencial da visão artificial, incorporando tecnologia pioneira em dispositivos wearable, de modo a melhorar as vidas de indivíduos cegos e amblíopes, com dificuldades visuais, de leitura ou de reconhecimento facial. A startup israelita está avaliada em mais de um mil de milhões de dólares, sendo uma das 38 empresas de saúde mundiais consideradas “unicórnio”.

A ÓpticaPro conversou com Fabio Rodriguez, digital manager da empresa para Espanha e Portugal, e confirmou as qualidades de ambos os produtos. Saiba tudo na próxima edição.

14 Fevereiro 2020
Visão

Notícias relacionadas

Optical Women Association anuncia nomeadas de 2020

Todos os anos, a Optical Women Association (OWA) seleciona mulheres do setor que exemplificam o melhor em liderança, visão de futuro e compromisso com a indústria ótica. "Para 2020, as nomeadas são Millicent Knight, Jean Saber e Sheena Taff, pelo seu profissionalismo, dedicação e destemor”, assume Robyn Crimmins, presidente da OWA.

Ler mais 19 Fevereiro 2020
Visão