OrCam MyEye, uma das 100 melhores invenções de 2019

Imagem da notícia: OrCam MyEye, uma das 100 melhores invenções de 2019

Em Portugal existem aproximadamente 160 mil pessoas cegas e 900 mil cidadãos com dificuldades de visão. Foi a pensar neles que a OrCam Technologies desenvolveu dois inovadores dispositivos de auxílio visual que permite ao utilizador executar funções do dia a dia como ler, reconhecer cores, dinheiro e caras, convertendo esta informação em áudio.

Selecionado pela revista norte-americana TIME como uma das 100 melhores invenções de 2019, combinando o poder da visão artificial com um dispositivo do tamanho do seu dedo, adequado para qualquer pessoa, de qualquer idade ou nível de visão, o OrCam MyEye é o único dispositivo portátil de tecnologia de assistência que é capaz de seguir o olhar do utilizador, permitindo uma utilização mãos-livres. Existem duas versões do produto: uma que permite o reconhecimento facial, a leitura e a identificação de produtos (OrCam MyEye) e outra que apenas permite a leitura (OrCam MyReader). 

Fundada em 2010 pelos empreendedores israelitas Amnon Shashua e Ziv Aviram, ao se aperceberam que a sua tecnologia revolucionária poderia ajudar indivíduos com dificuldades visuais, a OrCam encarnou a missão de explorar o potencial da visão artificial, incorporando tecnologia pioneira em dispositivos wearable, de modo a melhorar as vidas de indivíduos cegos e amblíopes, com dificuldades visuais, de leitura ou de reconhecimento facial. A startup israelita está avaliada em mais de um mil de milhões de dólares, sendo uma das 38 empresas de saúde mundiais consideradas “unicórnio”.

A ÓpticaPro conversou com Fabio Rodriguez, digital manager da empresa para Espanha e Portugal, e confirmou as qualidades de ambos os produtos. Saiba tudo na próxima edição.

14 Fevereiro 2020
Visão

PUBLICIDADE
Silmo Paris 2020

Notícias relacionadas

ANO lança campanha “Pode confiar, até de olhos fechados”

O objetivo desta campanha, que arranca hoje em televisão e rádio, é sensibilizar os consumidores para as normas de higiene e segurança respeitadas pelas óticas associadas da Associação Nacional dos Ópticos (ANO). Pedro Ribeiro é o embaixador desta iniciativa.

Ler mais 29 Junho 2020
AtualidadeVisão

IA melhora precisão do exame optométrico

O exame optométrico clássico pode estar prestes a receber uma atualização. Investigadores desenvolveram um teste de visão online – alimentado por inteligência artificial (IA) – que produz diagnósticos muito mais precisos do que a Escala de Snellen. Se aperfeiçoado, o teste também pode ajudar pacientes a acompanhar a sua visão a partir de casa.

Ler mais 28 Junho 2020
AtualidadeVisão