OrCam MyEye, para pessoas com problemas de visão

Imagem da notícia: OrCam MyEye, para pessoas com problemas de visão

O OrCam MyEye é um pequeno aparelho que se coloca nos óculos e pode ser decisivo para ajudar no quotidiano de pessoas com problemas de visão ou dificuldades de leitura. Entre outras funcionalidades, permite a leitura de textos e documentos, reconhecimento facial ou ajudar em tarefas tão simples como na identificação da cor de uma peça de roupa.

A OrCam surgiu em 2010, quando os engenheiros israelitas responsáveis pela MobilEye – empresa que criou câmaras inteligentes para carros autónomos – decidiram aplicar os desenvolvimentos num aparelho de auxílio a invisuais. O dispositivo está disponível no nosso país desde o início do ano, sendo que o custo do aparelho mais complexo é de 4.500 euros. No caso de Portugal, tal como noutros países, o Governo tem facilitado o financiamento do produto em situações específicas através do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA), do Instituto Nacional para a Reabilitação (IRN).

De acordo com a Associação Promotora do Ensino dos Cegos, em Portugal existem aproximadamente 163 mil pessoas cegas. Já os Censos 2011 estimavam que, no total, cerca de 900 mil cidadãos portugueses têm dificuldades de visão.

27 Novembro 2019
Visão

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble
PUBLICIDADE
.....nome do evento, marca, etc.....
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas

MultiOpticas assinala Dia Mundial da Literacia no Sabugal

A Iniciativa “Ver bem para aprender melhor" realiza-se na freguesia do Casteleiro, Sabugal (Beira Alta), com oferta de rastreios visuais, óculos graduados à população com maiores dificuldades socioeconómicas e livros pedagógicos para ensinar a ler e a escrever.

Ler mais 8 Setembro 2021
AtualidadeEventos e formaçãoVisão

Estudo releva: má visão está fortemente associada ao risco de acidentes rodoviários

Uma investigação liderada pela Queen's University Belfast e publicada pelo The Lancet Global Health indica que é necessária uma ação urgente para reduzir o número de acidentes de viação que podem ser atribuídos a uma visão deficiente. Estas conclusões foram o resultado da primeira revisão abrangente para destacar a ligação entre visão deficiente e segurança rodoviária em países de baixo e médio rendimento. 

Ler mais 26 Agosto 2021
AtualidadeVisão