OrCam MyEye, para pessoas com problemas de visão

Imagem da notícia: OrCam MyEye, para pessoas com problemas de visão

O OrCam MyEye é um pequeno aparelho que se coloca nos óculos e pode ser decisivo para ajudar no quotidiano de pessoas com problemas de visão ou dificuldades de leitura. Entre outras funcionalidades, permite a leitura de textos e documentos, reconhecimento facial ou ajudar em tarefas tão simples como na identificação da cor de uma peça de roupa.

A OrCam surgiu em 2010, quando os engenheiros israelitas responsáveis pela MobilEye – empresa que criou câmaras inteligentes para carros autónomos – decidiram aplicar os desenvolvimentos num aparelho de auxílio a invisuais. O dispositivo está disponível no nosso país desde o início do ano, sendo que o custo do aparelho mais complexo é de 4.500 euros. No caso de Portugal, tal como noutros países, o Governo tem facilitado o financiamento do produto em situações específicas através do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA), do Instituto Nacional para a Reabilitação (IRN).

De acordo com a Associação Promotora do Ensino dos Cegos, em Portugal existem aproximadamente 163 mil pessoas cegas. Já os Censos 2011 estimavam que, no total, cerca de 900 mil cidadãos portugueses têm dificuldades de visão.

27 Novembro 2019
Visão

PUBLICIDADE
Silmo Paris 2020

Notícias relacionadas

ANO lança campanha “Pode confiar, até de olhos fechados”

O objetivo desta campanha, que arranca hoje em televisão e rádio, é sensibilizar os consumidores para as normas de higiene e segurança respeitadas pelas óticas associadas da Associação Nacional dos Ópticos (ANO). Pedro Ribeiro é o embaixador desta iniciativa.

Ler mais 29 Junho 2020
AtualidadeVisão

IA melhora precisão do exame optométrico

O exame optométrico clássico pode estar prestes a receber uma atualização. Investigadores desenvolveram um teste de visão online – alimentado por inteligência artificial (IA) – que produz diagnósticos muito mais precisos do que a Escala de Snellen. Se aperfeiçoado, o teste também pode ajudar pacientes a acompanhar a sua visão a partir de casa.

Ler mais 28 Junho 2020
AtualidadeVisão