Os melhores alimentos para preservar a saúde visual

Imagem da notícia: Os melhores alimentos para preservar a saúde visual

Segundo um artigo publicado no site Boas Notícias, os olhos são órgãos sensíveis e sofrem com diversos fatores não evitáveis que contribuem para a sua degeneração, nomeadamente a idade. Assim, é de grande importância ingerir alimentos adequados não só para preservar a saúde visual, como para retardar ou prevenir o aparecimento de algumas doenças decorrentes do avanço da idade, como a Degeneração Macular da Idade (DMI).

Um recente estudo realizado pelo Instituto Nacional do Olho dos Estados Unidos da América comprovou que a combinação de vitaminas antioxidantes e zinco previnem e atrasam a progressão da DMI, bem como a diminuição da acuidade visual que lhe está associada. Foram utilizadas vitaminas C e E, betacaroteno e zinco, constatando-se que o risco de desenvolvimento de DMI diminuiu em 25% dos indivíduos observados no estudo, bem como a redução na perda de visão em 19% da amostra.  Esta combinação de suplementos é uma opção com alguma eficácia na diminuição da progressão de DMI.

Leia aqui o artigo completo, da autoria de Raúl Sousa, presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO).

24 Julho 2019
Visão

Notícias relacionadas

Covid-19: optometristas querem saber quando vão ser vacinados

Os optometristas estão sujeitos a uma exposição de risco elevado ao contágio pelo coronavírus SARS-CoV-2 no exercício da sua atividade como profissionais de saúde, devido à proximidade com os utentes. Esta preocupação levou a Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) a questionar o Ministério da Saúde sobre o prazo previsto para o processo de vacinação dos optometristas.

Ler mais 13 Janeiro 2021
AtualidadeVisão