PAN propõe a contratação de 61 optometristas para o SNS

Imagem da notícia: PAN propõe a contratação de 61 optometristas para o SNS

Devido aos escassos níveis de acesso para os cuidados de saúde visual, o PAN – Pessoas – Animais – Natureza propõe-se a alterar esta realidade integrando mais optometristas no Serviço Nacional de Saúde para o Orçamento de Estado de 2019.

Estes cuidados, “incompatíveis com um país desenvolvido e que se agravam de ano para ano”, têm como causa a “inexistência de cuidados primários para a saúde da visão e a falta de recurso aos profissionais formados em Portugal, nomeadamente os optometristas”.

“A insuficiência destes profissionais é evidente e já foi várias vezes referenciada pela Organização Mundial de Saúde e mais recentemente e pela Comissão de Elaboração da Proposta para a uma Estratégia Nacional para a Saúde da Visão”.

Por isso, o PAN propõe que o Governo proceda à contratação de 61 optometristas para os cuidados primários do Serviço Nacional de Saúde, integrados nas Plataformas de Cuidados Primários de Saúde Visual, criadas no âmbito da Estratégia Nacional Para a Saúde da Visão 2018.

Pode consultar a proposta do PAN aqui.

20 Novembro 2018
Atualidade

Notícias relacionadas

Fevereiro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de fevereiro de 2021, segundo dados do Google Analytics.

Ler mais 1 Março 2021
Atualidade