Institutoptico combate daltonismo com a ColorADD Social

Imagem da notícia: Institutoptico combate daltonismo com a ColorADD Social

No âmbito do Dia Mundial da Visão, celebrado no passado dia 11 de outubro, o Institutoptico e a ColorADD Social divulgaram dados sobre o daltonismo nas escolas.

Apoiado na missão da ColorADD Social de alertar a comunidade para o daltonismo, o Institutoptico desenvolveu um projeto de parceria, desde 2015 com esta entidade, no qual tem vindo a realizar rastreios visuais e de daltonismo nas escolas do 1º ciclo.

O objetivo é cuidar da saúde visual das crianças, contribuindo para uma escola inclusiva e promovendo a deteção precoce do daltonismo na infância.

Desde então, o Institutoptico e a ColorADD Social realizaram rastreios a 2216 crianças sendo que:

  • Em 51 delas foi diagnosticado daltonismo, correspondendo a uma percentagem de 2,3% de crianças daltónicas.
  • Sabe-se que uma em cada cinco crianças em idade escolar apresenta uma dificuldade visual que pode afetar o seu rendimento.
  • Nos rastreios realizados verifica-se que 10 a 12% das crianças no 1º ciclo apresentam algum tipo de ametropia visual que, em grande parte das vezes, ainda não tinha sido diagnosticada.

Vera Velosa, responsável pela área de óticos, recursos humanos e gerente do Institutoptico

“A ColorADD é um projeto português de grande valor para a qualidade de vida e saúde visual das pessoas e temos o maior orgulho em podermos contribuir. O Institutoptico e a ColorADD fazem um casamento perfeito porque partilham a mesma visão de desempenhar um papel ativo e social junto da população. O trabalho da ColorADD Social nas escolas é fundamental para se conseguir identificar as crianças daltónicas e assim tanto elas como a comunidade escolar, familiar e social aprendam a lidar com esta limitação através de uma ferramenta inclusiva que poderá auxiliar a ultrapassar esses constrangimentos”.

Institutoptico em parceria com a ColorADD para a rede de bibliotecas escolares

15 Outubro 2018
AtualidadeVisão

PUBLICIDADE
OPTI
PUBLICIDADE
MIDO
PUBLICIDADE
Bausch

Notícias relacionadas

Impacto Criativo celebra 15 anos

Fundada em 2008, a Impacto Criativo destaca-se no mercado por oferecer soluções criativas e abrangentes no que respeita ao design, funcionalidade, materiais de qualidade e, sobretudo, exclusividade. Nuno Gonçalves, responsável por esta firma sediada em Leça da Palmeira, fala-nos da história de 15 anos e dos objetivos futuros. 

Ler mais 7 Dezembro 2023
Atualidade

CV lançam linha exclusiva de líquidos de manutenção

A pensar na saúde ocular dos seus clientes, os Conselheiros da Visão (CV) lançaram, no passado mês de novembro, a sua gama exclusiva de líquidos de manutenção, compatível com todos os usuários de lentes de contacto, aumentando assim a oferta aos seus clientes no que toca a produtos de contactologia.

Ler mais 5 Dezembro 2023
Grupos de óticaVisão