CGCOO alerta para “O Direito de Ver”

Imagem da notícia: CGCOO alerta para “O Direito de Ver”

Mais de 80% dos casos de deficiência visual podem ser evitados através da deteção precoce por parte de optometristas. 

O Dia Mundial da Visão – 11 de outubro – assinala-se hoje e o Consejo General de Colegios de Ópticos-Optometristas destaca a importância da realização de exames visuais periódicos por um profissional especialista em saúde visual, para cidadãos de qualquer idade.

Visão 2020

Este é um dia onde importa destacar o principal evento promocional  chamado “Visão 2020 – O Direito de Ver”. Trata-se de um esforço global criado pela OMS e pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira. 

Alguns dados

Os óticos e optometristas responsáveis pelo conselho querem alertar a população com dados explícitos que podem ser preocupantes: mais de um quarto da sociedade espanhola nunca passou por um gabinete de refração visual e a maior prevalência de deficiência visual é observada em pessoas com 50 anos ou mais.

Juan Carlos Martínez Moral, presidente do conselho geral

Para Juan, “é fundamental que todos os cidadãos espanhóis desfrutem de boa saúde visual em qualquer idade e em todas as atividades diárias. A única garantia de que a nossa visão funciona adequadamente é somente oferecida por um exame visual completo realizado por profissionais da visão. Esta é a melhor maneira de detetar sinais e sintomas de doenças oculares graves, especialmente depois dos 50 anos. Convido todos a participar neste Dia Mundial da Visão e a visitar estabelecimentos de saúde ótica, recebendo assistência profissional e aconselhamento de optometristas”. 

11 Outubro 2018
AtualidadeVisão

`

Notícias relacionadas