APLO celebra Dia Mundial da Visão

Imagem da notícia: APLO celebra Dia Mundial da Visão

Celebra-se hoje, 12 de outubro de 2017, o Dia Mundial da Visão, tal como está instituído pela Organização Mundial de Saúde. A APLO, em nome dos optometristas portugueses, assinala esta data chamando à atenção para os desafios que todos têm pela frente na prevenção da cegueira evitável e deficiência visual.

“Num momento em que cerca de metade da população sofre de alterações da visão, desde a diminuição da acuidade visual até à cegueira, com 20% das crianças e metade dos adultos a sofrer de erros refrativos significativos, é necessário que todos trabalhemos em conjunto para combater as causas da cegueira evitável e deficiência visual entre as quais se encontram os erros refrativos, catarata, diabetes ocular, glaucoma ou a degeneração macular relacionada com a idade, tal como estão identificadas pela Direção-Geral de Saúde: ‘os défices visuais corrigíveis, quando não diagnosticados atempadamente, constituem um importante problema de saúde pública, claramente identificado no Plano Nacional para a Saúde da Visão e que fundamenta a necessidade do presente Programa Nacional para a Saúde da Visão’”.

A APLO aproveitou para divulgar o lançamento do Atlas da Visão da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira, apoiada pelo Conselho Mundial da Optometria e Óptica e promotor das políticas de acesso aos cuidados para a visão junto da Organização Mundial de Saúde. Nesse Atlas, é possível identificar Portugal entre os países mais desenvolvidos do mundo, com optometristas em número comparável aos restantes do grupo, mas que devido à desregulamentação da sua profissão apresenta uma dificuldade grave e crónica na prestação de cuidados primários para a saúde da visão no Serviço Nacional de Saúde.

12 Outubro 2017
Visão

Notícias relacionadas

UPOOP contra divulgação de consultas de optometria gratuitas

A União Profissional dos Ópticos e Optometristas Portugueses (UPOOP) está a lançar um alerta contra a divulgação de consultas de optometria gratuitas. "A optometria merece todo o nosso respeito e a nossa proteção, porquanto, só desta forma nos poderemos proteger, respeitar e credibilizar", assume Henrique Nascimento, o presidente da UPOOP.

Ler mais 2 Fevereiro 2021
AtualidadeVisão

Saúde visual dos portugueses foi agravada com a pandemia

Quase metade da população portuguesa diz sentir pioras na sua visão ao perto no último ano, período que engloba os meses de pandemia e de confinamento, durante o qual o recurso ao teletrabalho foi generalizado assim como o uso intensivo de dispositivos digitais. A conclusão resulta do inquérito “Ver(-Se) bem”, conduzido pela Direção de Saúde Visual da Essilor Portugal.

Ler mais 29 Janeiro 2021
Visão

Córnea sintética ajuda cego a voltar a ver

Um homem de 78 anos estava dado como legalmente cego e recuperou a visão, sendo capaz de reconhecer familiares e ver números num quadro. O feito só foi possível devido ao implante da córnea sintética desenvolvida pela CorNeat que pode ser colocado diretamente no olho para substituir córneas danificadas, sem necessidade de tecido humano.

Ler mais 26 Janeiro 2021
Visão