APLO celebra Dia Mundial da Visão

Imagem da notícia: APLO celebra Dia Mundial da Visão

Celebra-se hoje, 12 de outubro de 2017, o Dia Mundial da Visão, tal como está instituído pela Organização Mundial de Saúde. A APLO, em nome dos optometristas portugueses, assinala esta data chamando à atenção para os desafios que todos têm pela frente na prevenção da cegueira evitável e deficiência visual.

“Num momento em que cerca de metade da população sofre de alterações da visão, desde a diminuição da acuidade visual até à cegueira, com 20% das crianças e metade dos adultos a sofrer de erros refrativos significativos, é necessário que todos trabalhemos em conjunto para combater as causas da cegueira evitável e deficiência visual entre as quais se encontram os erros refrativos, catarata, diabetes ocular, glaucoma ou a degeneração macular relacionada com a idade, tal como estão identificadas pela Direção-Geral de Saúde: ‘os défices visuais corrigíveis, quando não diagnosticados atempadamente, constituem um importante problema de saúde pública, claramente identificado no Plano Nacional para a Saúde da Visão e que fundamenta a necessidade do presente Programa Nacional para a Saúde da Visão’”.

A APLO aproveitou para divulgar o lançamento do Atlas da Visão da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira, apoiada pelo Conselho Mundial da Optometria e Óptica e promotor das políticas de acesso aos cuidados para a visão junto da Organização Mundial de Saúde. Nesse Atlas, é possível identificar Portugal entre os países mais desenvolvidos do mundo, com optometristas em número comparável aos restantes do grupo, mas que devido à desregulamentação da sua profissão apresenta uma dificuldade grave e crónica na prestação de cuidados primários para a saúde da visão no Serviço Nacional de Saúde.

12 Outubro 2017
Visão

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble
PUBLICIDADE
.....nome do evento, marca, etc.....
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas

MultiOpticas assinala Dia Mundial da Literacia no Sabugal

A Iniciativa “Ver bem para aprender melhor" realiza-se na freguesia do Casteleiro, Sabugal (Beira Alta), com oferta de rastreios visuais, óculos graduados à população com maiores dificuldades socioeconómicas e livros pedagógicos para ensinar a ler e a escrever.

Ler mais 8 Setembro 2021
AtualidadeEventos e formaçãoVisão

Estudo releva: má visão está fortemente associada ao risco de acidentes rodoviários

Uma investigação liderada pela Queen's University Belfast e publicada pelo The Lancet Global Health indica que é necessária uma ação urgente para reduzir o número de acidentes de viação que podem ser atribuídos a uma visão deficiente. Estas conclusões foram o resultado da primeira revisão abrangente para destacar a ligação entre visão deficiente e segurança rodoviária em países de baixo e médio rendimento. 

Ler mais 26 Agosto 2021
AtualidadeVisão