“A nossa história continua a ser fator de diferenciação”

No ano em que se comemoraram os 60 anos do Oculista das Avenidas, o diretor-geral José António Câmara aceitou o convite da ÓpticaPro para fazer uma viagem pelas seis décadas de sucesso da empresa.
ÓpticaPro: Como foi o seu percurso profissional até à entrada no Oculista das Avenidas?
José António Câmara: Para quem faz parte de uma família em que o negócio é o projeto de vida, é difícil identificar o antes do Oculista das Avenidas. A empresa faz parte da cultura da família, é uma herança que vai sendo partilhada ao longo dos tempos e por isso o meu percurso começou cedo. Primeiro aproveitava as férias da escola para ajudar os meus pais, depois foi um processo de evolução natural dentro do negócio. Passei pela área da oficina, evolui para a área da optometria, fui tirando vários cursos profissionais, incluindo o primeiro curso que formou óticos optometristas em Portugal onde terminei com sucesso e em conjunto com o meu pai e o meu avô. Atualmente, apesar de fazer parte da direção da empresa, o envolvimento da família continua a ser uma realidade. A nossa história e a nossa identidade familiar continuam a ser fatores de diferenciação.
OP: O conhecimento da empresa desde muito novo é uma vantagem?
JAC: Como referi, foi um processo natural a minha entrada no Oculista das Avenidas. Ter começado cedo, perto dos 16 anos, permite-me ter, hoje, um conhecimento maior do negócio e do mercado. A nossa estratégia é uma aposta na união da família em torno do negócio, é uma forma de preservarmos a essência e os valores que queremos manter associados, uma aposta clara na autenticidade das relações.
Saiba mais na ÓpticaPro 173.
13 Outubro 2017
Entrevistas